Como muitos sabem, a Immi Canadá não executa processos referentes à Província de Quebec, por conta da legislação local diferenciada, mas sempre é importante manter informado àquele que tem esta Província como objetivo.
Quando o assunto é imigração, Quebec planeja não ficar atrás. Pensando nisso, o Governo Local estuda uma série de reformas para o seu Sistema. No entanto, as mudanças não serão tão rápidas como a nível Federal, ou ainda como muitas outras províncias.
Em entrevista, a Ministra de Imigração de Quebec, Kathleen Weil, confirmou que o Governo impulsará um novo projeto de lei de reforma do sistema de imigração, ainda que seja feito somente ao final deste ano.
“Iniciamos com uma consulta pública sobre o sistema de imigração”, explicou a ministra em referência aos anúncios que havia feito há alguns dias sobre a reforma. “Toda a reforma deverá levar à muitas ações, que serão realizadas ao longo de 2015”, completou.
Entretanto, a Ministra Weil esclareceu que as mudanças serão bem pensadas e bem planejadas. “Até o final do ano esperamos apresentar um projeto de lei para modernizar o sistema de imigração e harmonizá-lo com as leis canadenses de imigração”, finalizou.
Declaração de Interesses e Coesão Social
Alinhar as políticas imigratórias da província com o resto país é algo necessário, segundo a Ministra, e irá permitir também criar políticas com outros objetivos. Integração ao emprego, reconhecimento de credenciais, derrubar as barreiras e eliminar os prejuízos, são as prioridades em destaque.
Um dos pontos que destaca os planos de Quebec é a “Declaração de Interesses”, que será a versão provincial do Programa Express Entry a nível Federal. O Ministério fez referência à esta mudança em sua consulta pública lançada no inicio deste ano, de igual maneia, o antigo governo do Parti Québécois havia apresentado um projeto de lei com este programa, mesmo que a lei em questão tenha “morrido” logo após a derrota do partido soberano durante as eleições de Abril.
Este sistema de Declaração de Interesses funcionará como o “irmão” federal, com uma base de dados, onde estarão todos os candidatos e, se escolhidos, serão convidados a apresentar suas solicitações para imigrar à província. Entretanto, os detalhes, como sistema de pontos e os programas os quais darão acesso ao sistema, serão conhecidos nos próximos meses.
Se as novas mudanças serão realizadas até o final de 2015, isso significa que a província terá d e manter por mais um ano o Programa de Trabalhadores Qualificados de Quebec, o qual teria que receber novas solicitações a partir de abril. Até o presente momento não foi anunciada nenhuma reforma referente à este programa, o qual é, atualmente, o principal em termos de imigração para a província.