Ao final dos processos de Imigração (Salvo o PR que pode ser diretamente com o consulado), Visto de Turista, Estudo e Trabalho, uma vez que a decisão já tenha sido tomada e o processo feito online, a Imigração Canadense solicita o envio do passaporte do aplicante para a colocação do Visto (Etiqueta), o que te deixará apto a entrar e sair do Canadá durante a sua vigência.
Após a solicitação, quando o documento proveniente da imigração é enviado por meio da Conta no MyCIC, sempre surge a dúvida: Para onde devo mandar meu passaporte?
Primeiramente é importante esclarecer dois fatos:
1) Todos os processos feitos no Brasil são analisados e julgados pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Não são aceitos os envios de aplicações ou passaportes diretamente ao Consulado.
2) Para o envio do passaporte, como parte final do processo, o ato deve ser realizado por meio do VAC (Visa Application Centre), um serviço terceirizado (ELES NÃO SÃO PARTE DO CONSULADO*) e pago.
Para o envio de aplicações, as mesmas podem ser realizadas Via VAC ou online, diretamente no Site Oficial da Imigração Canadense (www.cic.gc.ca).
*O VAC, que é comandado aqui no Brasil pela VFS Global, não é uma extensão do consulado e não interferirá no resultado da aplicação, por exemplo, realizando o trâmite por meio deles. Por lei, o VAC existe para ser o canal de envio de documentos ao Consulado, não podendo prestar consultorias a respeito dos processos.
Sendo assim, quando solicitem o envio do passaporte, o mesmo deve ser feito, obrigatoriamente, pelo VAC Centre (Envios diretos ao Consulado estão sujeitos a devolução do documento sem a etiqueta).
Como proceder?
Primeiramente, acesse o site do VAC: http://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/
Veja a tabela de valores das taxas a serem pagas para o envio do passaporte: http://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/service_charge_schedule.html
IMPORTANTE: O VALOR É POR PASSAPORTE ENVIADO, SENDO ASSIM, NO CASO DE APLICAÇÕES EM FAMÍLIA, O MESMO DEVERÁ SER MULTIPLICADO PELO NÚMERO DE APLICANTES.
São dois valores: Serviço de transmissão segura de passaporte para o Consulado Canadense a pedido do CIC e Entrega de resultado através de Courier, valores baseados nas seguintes zonas, este último caso se você escolha que após o retorno do documento, o VAC envie diretamente para a sua casa (O valor varia de acordo com a área onde o aplicante mora).
Você poderá ir pessoalmente ao VAC para deixar e recolher o passaporte, ou poderá enviar via Sedex e pagar a “Entrega de resultado através de Courier, valores baseados nas seguintes zonas “ para que o documento seja devolvido em seu endereço.
Na cidade não existe um escritório do VAC, e agora?
O VAC está presente em três cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Aos que não moram em uma dessas cidades, terão que ver qual dos três escritórios é o mais próximo e enviar o documentos via Sedex à eles, realizando o pagamento de ambas as taxas descritas acima.
Pagamento das taxas
O pagamento das taxas pode ser feito diretamente no VAC, utilizando cartão de crédito ou débito (Confirmar informação diretamente no VAC), ou ainda por meio de depósito bancário (Na boca do caixa), na conta do VAC escolhido no Banco Santander.
Veja os dados bancários aqui: http://www.vfsglobal.ca/canada/brazil/service_charge_schedule.html
No caso do pagamento via depósito bancário, é necessário enviar o comprovante junto com os documentos no envelope (para envios via Sedex) ou levar o comprovante no dia da ida ao VAC.
Aconselhamos que os aplicantes sempre leiam as instruções e entram em contato diretamente com o VAC para mais informações.