Com o aumento do preço do barril no mercado internacional, as empresas petrolíferas têm considerado investir cada vez mais nas áreas de reservas canadenses. A extração de petróleo no país teve início na década de 60, mas as cotações internacionais tornaram o negócio desinteressante para as empresas. Hoje, o país é considerado o quinto maior produtor de petróleo do mundo, transformando-se no maior exportador para os Estados Unidos, superando até mesmo a Arábia Saudita.
A indústria emprega milhares de novos profissionais por ano no Canadá e já se tornou um dos principais setores que movem a economia do país. A principal região petrolífera é Alberta. A província possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo, sendo responsável pela produção de 70% do petróleo e do gás natural no Canadá. O crescimento de Alberta foi, em grande parte, devido a extração do combustível.
Estudos comprovam que a reserva da província tem o tamanho do estado americano da Flórida e guarda cerca de 170 bilhões de barris da commodity. Segundo a Assossiação Canadense de Produtores de Petróleo, em 2012, a produção era de 3.7 milhões de barris diários e pode chegar a 6.2 milhões até o final de 2030. Com isso, crescerá também a procura de trabalhadores qualificados na área. Companhias como Chevron, Exxon, Shell, Suncor e Syncrude são algumas que oferecem grandes oportunidades de empregos e salários.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Canadian Energy Research Institute, os profissionais mais recrutados são aqueles com habilidades na área de pesquisa de extração. Os geocientistas, por exemplo, podem ganhar até CAD$ 200 mil ao ano. A agência prevê ainda que o setor petrolífero deverá gerar cerca de 500 mil empregos dentro de 25 anos. Com isso, aproximadamente CAD$ 2.3 bilhões seriam injetados ao ano no país.
O estudo realizado pela empresa canadense de Recursos Humanos Mercer a respeito do plano de crescimento dos salários nas principais profissões em 2013/2014 mostra que a indústria de petróleo é a que terá maior aumento nas remunerações: cerca de 4,2%. Além disso, 10 mil novas vagas deverão ser criadas em até quatro anos pelo alto crescimento do mercado.