Conversando com muitos brasileiros recém-chegados em Vancouver, percebi que os estudantes estão, em sua maioria, divididos em duas categorias: matriculados em escolas de Inglês ou ingressando no College. O que me fez pensar....onde estão os indecisos e /ou inseguros como eu? Aquelas pessoas para quem o curso de Inglês já não agrega mais conhecimento, porém encarar um College em outro país ainda parece um tanto quanto assustador. Alguém por ai se identificando?
Resolvi então compartilhar minha primeira experiência de estudo em Vancouver, que foi um pouco diferente do que muitos estão acostumados. Me lembro bem daquela mistura de euforia, medo e ansiedade que é tomar cada uma das decisões que precisam ser tomadas antes de se mudar para outro país. A primeira delas, no caso dos estudantes, é obviamente qual curso fazer e em qual instituição estudar.
Depois de considerar muitas e muitas opções, eu percebi que minha situação era exatamente essa: o curso de Inglês não era mais tão útil para mim (pois já havia feito um intercâmbio no ano anterior), porém eu ainda não me sentia segura e pronta para um College. Além disso, a variedade de opções de cursos oferecidos nos Colleges abriu minha mente para infinitas novas oportunidades; e eu queria ter certeza da minha escolha.
Foi então que me foi sugerido um programa que prepara estudantes para a entrada no College Canadense: Langara English for Academic Purposes, mais conhecido como LEAP program. Esse curso é oferecido pelo Langara College para estudantes internacionais e foi a solução perfeita que encontrei para o meu dilema.
A proposta do curso é basicamente preparar os estudantes para a vida acadêmica. Não existem aulas de gramática ou qualquer coisa parecida com um curso de Inglês, as aulas têm o foco de desenvolver a leitura e interpretação de textos; ensinar a escrever dissertações e trabalhos de pesquisa nos padrões exigidos pelo sistema de ensino Canadense; e desenvolver também a habilidade de compreensão em palestras e vídeos. O nível de exigência dos professores vai aumentando proporcionalmente aos níveis do curso, que são divididos em nove níveis, ou como eles chamam, nove sessões de sete semanas cada.
Inicialmente eu havia me inscrito para cursar apenas duas sessões do LEAP program, porém acabei ficando tão envolvida com o sistema de ensino e percebendo meu progresso principalmente na escrita, que eu resolvi ir até o final do curso. Mas o fato que mais influenciou nessa decisão foi certamente quando encontrei, andando pelos corredores do Langara College, o curso que despertou em mim um sonho antigo. Foi naquele momento olhando para um poster escrito Creative Writing e com a figura de uma máquina de escrever toda enferrujada embaixo, que eu tive a certeza que estava no caminho certo. No entanto, o tal caminho certo iria exigir muito mais do que simplesmente o conhecimento da língua Inglesa.
Cursar um programa dentro de um College oferece esse tipo de vantagem, por exemplo conhecer novos cursos; se habituar com a biblioteca e laboratórios de informática do local e também socializar com as pessoas que já estão em cursos regulares. Além disso, a graduação do LEAP program dá acesso direto a muitos cursos dentro do Langara College, não sendo necessário prestar outras provas de proficiência da língua como IELTS ou TOEFL. E no meu caso (que pode não ser a regra), com esse curso foi concedido o visto de trabalho ao meu esposo.
Está parecendo bom até demais, não é mesmo? Mas claro que existem desvantagens e é importante falar sobre elas. Vamos começar com o que mais interessa: o bolso! O preço do curso preparatório é praticamente o mesmo preço de um curso regular dentro do College, com ainda mais uma desvantagem muito grande que é sem a permissão de trabalhar meio período, o que um curso regular ofereceria. Mais que isso, minha única crítica ao curso é que por ele ser tão focado no desenvolvimento de habilidades para a vida acadêmica, o treino de conversação (speaking) é algo que poderia ter uma ênfase maior no decorrer do programa, mas deixa a desejar.
Colocando tudo na balança, no final eu fiquei muito satisfeita com essa escolha. O curso foi muito válido, consegui aperfeiçoar bastante minha escrita e realmente me sinto mais confiante para atender as exigências dos professores agora que estou estudando no College.
Espero que minha experiência ajude a abrir mais uma porta para vocês que estão iniciando essa jornada e pesquisando todas as alternativas de estudo possíveis. Para quem tiver interesse em saber mais sobre o curso aqui vai o link do LEAP program: