Quando se fala que existem programas de imigração para os mais diversos perfis, é verdade. Já trouxemos vários exemplos aqui no blog da Immi Canada e hoje vamos falar especificamente para quem atua como autônomo e deseja ir para o país norte-americano com a sua profissão.
Para quem está interessado em se candidatar, o programa se chama “Self-employed Persons Program”, e assim como os outros, o aplicante precisa atender determinados requisitos. Vamos falar um pouco sobre as exigências.
Não basta unicamente ser um profissional sem vínculo empregatício, essa é a condição básica para esse processo. Para ser elegível, o futuro imigrante precisa entender que esse programa funciona com dois requisitos principais: estar disposto e capacitado para dar contribuição significativa à vida cultural ou atlética do Canadá, e também ter experiências consideráveis em atividades culturais ou esportivas.
Quanto ao tempo de experiência na profissão, é cobrado pelo menos 2 anos de atuação dentro do período de 5 anos anteriores à data da aplicação do programa. Se o candidato tiver mais tempo de experiência, pode obter mais pontos favorecendo a aprovação do visto.
Tendo em mente que irá atuar profissionalmente na mesma área no Canadá, os critérios de elegibilidade da candidatura envolvem ter experiência relevante, estar capacitado para trabalhar por conta própria, cumprir as condições médicas e de segurança, além de atender a todos os requisitos de seleção no Self-employed Persons Program.
Ainda falando da elegibilidade, existe um score com pontuação máxima valendo 100 pontos e o aplicante precisa atingir pelo menos 35 pontos. Não é um ranking, basta apenas atingir a pontuação mínima exigida. Veja abaixo como funciona a validação da pontuação.
Os candidatos são avaliados através dos critérios de seleção, sendo eles: Experiência, Educação, Idade, Habilidades de Linguagem e Adaptação. Através da análise dos documentos apresentados, é somado pontos e ao final, é conferido se o score alcançou o mínimo exigido pelo governo canadense para se tornar elegível ao programa de trabalhadores independentes (35 pontos).
O máximo que se pode obter na análise de cada critério são de 25 pontos na Educação, já pela Experiência são 35 pontos, pela Idade são 10 pontos, Habilidades de Linguagem alcança o máximo de 24 pontos, enquanto o critério de Adaptação fecha com 6 pontos, atingindo o placar total de 100 pontos do score.
Consegui o mínimo de 35 pontos, então estou elegível? Se considere mais próximo do tão aguardado visto para o Self-employed Persons Program, porém, o fato de conseguir a pontuação mínima e atender aos critérios, não é 100% certeza de que será aprovado, porque a aplicação ainda passa por uma análise cautelosa dos oficiais e eles quem decidem, além de ser preciso ser avaliado em mais algumas etapas. O candidato precisa realizar exames médicos, juntamente com sua família (mesmo que não viaje com o aplicante) e garantir que sua saúde não é um risco para o país, estando em condições plenas de desempenhar suas atividades. É preciso também apresentar certificados policiais, além de comprovar que tem dinheiro suficiente para se sustentar ao chegar no Canadá.
Todas essas informações detalhadas a respeito de prazos, documentações e avaliações, você pode conferir juntamente no site oficial do governo do Canadá. Já para te ajudar nesse processo burocrático, você pode contar com a gente!
Aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá!
E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação.
WhatsApp: +1 604 684 0530