Grupo 1
Grupo 1
Saiba como comprar e alugar um imóvel no Canadá

Saiba como comprar e alugar um imóvel no Canadá

17 de novembro de 2023

O blog de hoje é destinado para você que pretende comprar ou alugar um imóvel no Canadá. Ao longo do texto vamos trazer informações, dados e direcionamentos que serão úteis no seu plano de uma nova vida.

Primeiramente e antes de tudo, pesquise muito, procure muito e saiba das informações antes de acreditar somente no que o corretor imobiliário fala. Principalmente se sua intenção for adquirir um imóvel, por se tratar de um grande investimento, é recomendável estar munido de todas as informações que envolvem o processo. 

Caso o local para comprar um imóvel seja em uma das grandes cidades do país, no caso de Vancouver ou Toronto, por exemplo, a atenção deve ser redobrada, pois o mercado imobiliário nestas regiões é superaquecido e a procura costuma ser maior que a oferta, o que faz com que os valores aumentem e a venda aconteça de maneira bem rápida.

Comprar um imóvel no Canadá é mais fácil do que se imagina e sim, o processo é diferente do brasileiro. O tema é pouco abordado na internet pois costuma ser um item de planejamento a longo prazo, visto que os imigrantes costumam levar um certo tempo para se estabelecer em terras canadenses.

Processo de compra

Todas as residências, imóveis comerciais, prédios, fazendas, terrenos e barracões ficam anunciados em um só lugar, no site Realtor.ca, que agrupa todos os anúncios, facilitando a vida do comprador. Portanto, não existe uma venda única ou exclusiva. Todos os envolvidos ganham uma comissão, ou seja, o agente imobiliário do vendedor, que anunciou a venda, ganha um percentual. Se outro profissional vendeu, ele também recebe. A venda não está ligada somente ao relator que anunciou. 

A próxima etapa, após o contato com o agente e a escolha do imóvel, é a oferta. Um imóvel anunciado pode estar recebendo vários “lances” de diversos interessados. Então uma prática comum é oferecer um valor juntamente com a oferta. Por exemplo, você se interessou por uma propriedade que custa 300 mil dólares canadenses (CAD). A proposta de compra que você vai fazer ao proprietário é de 280 mil CAD, mas você dará um cheque, juntamente com a oferta, de 20 mil CAD, o que mostra seu real interesse ao vendedor.

O depósito de segurança geralmente é um cheque feito juntamente com a oferta. A partir do momento que ela é aceita, o dinheiro sai da conta do comprador. Não existe um valor fixo e nem uma obrigatoriedade, porém aumentando o depósito se dá um sinal positivo ao vendedor. Se houver desistência antes do fechamento do contrato, o dinheiro retorna novamente para a conta do interessado. Isso acontece porque esta transferência não vai diretamente para a conta do proprietário e sim para uma trust account, onde o destino do dinheiro fica aguardando o desenrolar da negociação.

Com o aceite da proposta por parte do proprietário, se firma um contrato condicional, que fica desta forma até o financiamento do comprador ser aprovado e até que seja realizada uma vistoria na casa. Já a mortgage, conhecida como hipoteca, depende de uma série de fatores, como renda, credit score e status no país. 

Neste estágio das negociações, já é necessária a presença de um advogado, pois ele reúne todos os documentos, calcula as possibilidades, verifica a melhor taxa de juros e todo o processo burocrático. 

Recém-chegados ao Canadá também podem comprar imóveis?

A resposta é sim, porém as regras variam um pouco e dependem também do governo provincial. De maneira geral, o comprador pode dar a partir de 5% de entrada. Quanto maior for o risco aos bancos, maior será esta porcentagem para que o crédito seja aprovado. É importante ressaltar que a taxa de juros canadense costuma ser bem menor do que as praticadas no Brasil.

Custos

Primeiramente é preciso um planejamento a longo prazo para o pagamento da hipoteca mensal, que costuma ser paga entre 25 e 30 anos. É preciso levar em conta também os honorários do advogado e da taxa de inspeção, além das contas básicas, como água, luz e condomínio.

Além disso, existe o Property Tax, que é como se fosse o IPTU brasileiro, um imposto pago anualmente ao governo, que varia de acordo com a região, finalidade e tamanho do imóvel. É interessante também ter um seguro do imóvel, que não acresce muito para quem compra e quem aluga, pois, o aluguel também contempla os seguros. 

Para quem compra um imóvel usado, que não seja novo, existe uma taxa de transferência e, para quem compra pela primeira vez, esta taxa fica bem mais baixa do que seu preço normal, porém, este valor também varia de acordo com a província. Para estes trâmites, é aconselhável também o auxílio de um advogado especialista.

Por fim, existem os impostos que incidem sobre qualquer bem ou produto e que também varia de acordo com cada província. Quando ocorre a venda do imóvel o imposto não é cobrado novamente, então o comprador só paga uma vez.

E para alugar?

O primeiro passo para a locação de um imóvel, começa com a coleta de documentos necessários para apresentação na hora de assinar um contrato ou oferta de aluguel.

O proprietário do imóvel, ou a imobiliária responsável pela administração, de forma geral pedem a comprovação documentada que o aplicante possui renda, vínculo empregatício, uma boa referência, histórico de crédito no país e entender que a pessoa vai se comprometer a zelar pelo imóvel. As exigências podem variar conforme o tipo de imóvel, tipo de contrato de aluguel e quanto ao perfil do proprietário ou empresa administradora do imóvel.

O histórico de crédito é uma pontuação que você passa a acumular conforme realiza transações de compra, gastos nos cartões de crédito canadense, pagamento de seus compromissos financeiros entre outras questões do seu comportamento financeiro que podem influenciar na definição da sua capacidade de crédito pelas instituições financeiras do Canadá.

De forma geral, esse histórico é construído com o tempo de residência no país, conforme você vai realizando transações bancárias, pagando contas (luz, água, cartão de crédito etc). Contas pagas em dia, faz com que a sua pontuação se mantenha alta. Atrasos ou negligência, podem diminuir a sua pontuação.

A busca pelo imóvel

Não é uma regra, mas o comum é que os anúncios sejam publicados com pelo menos 45 ou 30 dias de antecedência da data de disponibilidade do imóvel para a entrada do novo inquilino.

Caso você se interesse por um determinado imóvel, você fará um agendamento de visitação, podendo disputar o interesse com outras pessoas também, que inclusive podem visitar o apartamento ao mesmo tempo que você.

Por isso, o fator tempo deve ser levado em consideração na procura por um imóvel. Para garantir que você possa visitar e escolher um imóvel que melhor se adeque ao seu perfil e ao seu orçamento, é importante planejar e começar as buscas com pelo menos um mês de antecedência da data que você deseja mudar.

Não é muito comum uma pessoa visitar um apartamento e conseguir uma data de mudança nos dias seguintes. Geralmente, os contratos são programados para começar sempre no primeiro dia do mês. Mas há exceções, e a pessoa vai precisar contar com o fator sorte, caso o desejo seja de se mudar de imediato.

Cuidado com golpes

É importante ficar atento à veracidade dos anúncios. Como dica, sugerimos que não adianta pagamento para aluguel de imóveis que não visitaram ou não tem proposta formal estabelecida. O mercado online é muito bom para dar uma ideia de preço, condições do imóvel e até para um primeiro contato, mas também pode esconder algumas pegadinhas. Cheque sempre as referências do responsável pelo anúncio para evitar qualquer surpresa indesejável.

Você também pode contar com um auxílio de um corretor regulamentado. Quando isso acontece este serviço não costuma ser remunerado para que o profissional busque o imóvel e agende as visitas para você. Porém, alguns exigem que você assine com eles um contrato de exclusividade, onde somente eles poderão fazer ofertas para imóveis em seu nome e representar as suas propostas de aluguel. Ambas as partes precisam cumprir as condições deste contrato, se for assinado.

O corretor normalmente é remunerado pelo proprietário ou responsável pelo aluguel do imóvel quando você decide alugar. Por isso, contar com essa ajuda profissional pode ser de grande auxílio nesta fase. Mas fique atento, é importante ter certeza da idoneidade do profissional e buscar referências com alguém que já tenha usado os seus serviços antes de decidir por sua contratação.

Uma curiosidade sobre a visitação de um imóvel: Pode ser que você visite um imóvel com os moradores ainda vivendo dentro do local. Essa prática é considerada normal no país, afinal, as pessoas costumam cumprir o contrato até o último dia permitido. Nestes casos, normalmente o responsável pela visitação ao local pede que você não registre fotos ou toque nos pertences pessoais do atual morador.

Assinatura de contrato

Por que o primeiro passo na hora de procurar um local para morar é garantir os documentos necessários para locação?

Isso acontece pois durante a visitação, caso haja o interesse de alugar aquele imóvel, a pessoa já pode preencher a proposta formal de locação, que se aceita irá resultar no contrato. Nessa fase, já será pedido o contato de referências e outros dados como o valor que você vai ofertar para o aluguel (isso mesmo! O imóvel é anunciado com um valor, mas você pode fazer oferta de valores acima ou abaixo do que foi anunciado, mas saiba que este será um dos critérios para o locador levar a sua proposta em consideração). 

Você também determina o prazo que o locador tem para responder a sua oferta, mas caso ele aceite o que você formalizou, o contrato é considerado válido e ambas as partes precisam honrá-lo desde então.

Por isso é importante ter em mãos as informações de todos os documentos no dia da sua visitação, pois se você gostar do imóvel e tiver a oportunidade de já fazer a sua oferta, suas chances de conseguir fechar o acordo serão maiores.

Caso você visite um apartamento, e não tenha esses dados em mãos, a sua chance de sucesso na locação diminui, pois se um outro candidato estiver melhor preparado, pode ser que ela tenha preferência na análise da oferta.

Os contratos podem ter um período de carência de 3 meses, 6 meses, 1 ano ou 2 anos. Em alguns casos específicos, existe a opção de contratos de locação feitos mensalmente. No entanto, essa opção se torna mais comum após 1 ano de contrato entre as duas partes interessadas.

Não deixe de checar aspectos importantes das regras do imóvel antes de fazer uma oferta. Veja se o imóvel ou o condomínio aceita fumantes, se aceita animais, se permite que você hospede pessoas por determinado período de tempo, se possui garagem e se você pode colocar sua churrasqueira na varanda. Todas essas questões são exemplos de restrições que podem ser impostas no contrato.

Contrato aprovado

Após análise da sua oferta, se esta for aceita pelo responsável pelo imóvel, você deve receber uma cópia do contrato assinado e agendar a vistoria de entrega das chaves.

Existem também outros tipos de imóveis como os rental buildings, por exemplo. Nestes imóveis você costuma preencher um cadastro prévio para que os responsáveis façam uma análise do seu perfil, considerando fatores como referências e histórico de crédito, por exemplo. Se aprovado este cadastro, você deve ser chamado para assinar o contrato de locação e agendar sua vistoria.

Após a efetivação do contrato, será necessário efetuar o pagamento do security deposit (depósito de segurança), o que seria o pagamento ‘caução’ no Brasil. Esse pagamento é uma garantia que você está assegurando e confirmando seu interesse no imóvel. O valor cobrado pode variar de acordo com as exigências de cada locador.

Esse depósito é devolvido no final do contrato. No entanto, ao deixar o imóvel será feita uma vistoria e se for constatada alguma avaria, o valor correspondente ao seu reparo será descontado do depósito de segurança.

Em alguns contratos, o valor do aluguel já pode incluir algumas utilities (são serviços que costumamos pagar separado no Brasil). Isso quer dizer que no valor pago mensalmente já estejam inclusas as despesas de água, luz, aquecimento ou estacionamento, por exemplo.

Conte com a Immi Canada e conheça nossa parceira Van Sweet Home! 

Ainda ficou alguma dúvida sobre o passo a passo no processo de compra ou aluguel de um imóvel no Canadá? Aqui na Immi Canada podemos ajudar você a se tornar um entre tantos imigrantes que escolhem o Canadá como novo destino. 

A immi Canada conta com a parceria da Van Sweet Home, que possui seis anos neste mercado e foi eleita a melhor empresa de Relocation e Housing Service do Canadá 2020, 2021 e 2022. A Van Sweet Home já atendeu mais de 3.200 famílias em mais de 65 cidades diferentes.

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação.

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist