Um dos motivos do Canadá ser popularmente procurado para intercâmbio estudantil, é devido as suas leis de imigração, nas quais permitem esses estudantes internacionais de se tornarem elegíveis a um título de residência permanente (PR), caso os requisitos estabelecidos sejam cumpridos.
Em uma pesquisa publicada no final do ano de 2021, realizada em 55 países, apontou o Canadá como o país mais popular na opinião dos próprios estudantes internacionais. Na classificação, países como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália aparecem em posições inferiores.
Um dos principais motivos apontados na pesquisa, para essa escolha, é a possibilidade de sucesso na busca de oportunidades de carreira dentro da área de formação. A pesquisa, realizada em um contexto pós-pandemia, revelou que mais de 80% dos estudantes entrevistados, tinham a preferência de estudar dentro do país, para experiência o intercâmbio cultural também.
Ainda segundo a pesquisa, realizada pelo ‘idp connect’, pelo menos 60% dos estudantes, no país, planejam obter a residência permanente e posteriormente o título de cidadão canadense.
Quando o estudante internacional atinge todos os critérios de elegibilidade e desembarca no país para cursar a graduação escolhida, de acordo com o perfil e planejamento, ele automaticamente já está no caminho para se tornar elegível a uma possível residência permanente, se for de sua vontade.
Porém, antes disso, ao obter uma permissão de estudo, também pode ser concedida uma permissão de trabalho, no qual o aluno tem autorização para trabalhar part-time, ou seja, 20 horas semanais durante o período de estudo e com a exceção de trabalho full-time durante os scheduled breaks (férias).
Detalhamos todo os estágios que um estudante internacional deve cumprir para se tornar elegível a um programa de imigração do Canadá. Leia o artigo aqui!
O Post-graduation Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho que o aluno tem direito de solicitar ao final de um curso pós-secundário, full-time, com duração mínima de oito meses em uma instituição elegível ao processo. A validade do PGWP será de acordo com o curso realizado, ou de até 3 anos para um curso de dois anos ou mais, dependendo do oficial que analisar o pedido.
A aplicação para o PGWP precisa, necessariamente, ser realizada em até 180 dias após o recebimento do documento oficial de conclusão do curso, que pode ser: o diploma, o transcript, ou a graduation letter emitida pela instituição.
Enquanto considerado aluno, ou seja, até o recebimento oficial do comunicado de conclusão do programa, a pessoa tem o direito de trabalhar até 20h semanais. Mesmo que o programa de estudo possua o componente de trabalho, o conhecido co-op, após o cumprimento do número de horas do estágio mandatório, até o recebimento oficial do documento, apenas é permitido trabalhar part-time.
Ao receber qualquer comunicado oficial, seja a Carta Oficial de Graduação, o Transcript Oficial ou até mesmo um comunicado por e-mail informando o fato, o aluno precisará parar de trabalhar. Qualquer trabalho depois desse fato é considerado indevido e poderá prejudicar o plano futuro.
Recebendo o comunicado oficial, o então aluno deverá fazer a solicitação do PGWP dentro do prazo já mencionado aqui. A partir do dia da submissão do pedido, ele estará apto a trabalhar Full-time e esse período, também, começará a contar para a experiência canadense.
Ponto importante: Somente será possível começar a trabalhar a partir da data de submissão, desde que o aplicante tenha apresentado no momento da aplicação uma permissão de estudo válida. Caso esteja em maintained status ou restauração, somente estará apto a trabalhar a partir do recebimento do PGWP.
Para que o cônjuge tenha a oportunidade de estender a sua atual permissão de trabalho, no momento da aplicação, o aplicante do PGWP deverá apresentar uma oferta de trabalho/contrato em uma posição dentro de um dos NOCs 0, A ou B, além da apresentação de três recentes paychecks (que podem ser de uma experiência anterior e part-time).
Caso, no momento da aplicação, o aplicante ao PGWP não tenha a oferta e o cônjuge pretenda permanecer no país, a extensão como visitante será a opção. Posteriormente, cumprindo com os requisitos ele poderá solicitar novamente a permissão de trabalho.
Pontos de Atenção: Importante estar atento aos chamados "Remarks" que podem conter na permissão de trabalho do cônjuge, normalmente localizados na parte inferior do documento.
Por exemplo: No Open Work Permit do cônjuge constar uma observação indicando que o mesmo somente poderá trabalhar enquanto o aplicante principal for um aluno full-time, o mesmo terá que parar de trabalhar (mesmo que o permit ainda esteja válido) a partir do momento em que o ‘estudante formado’ receba o documento Oficial de Conclusão do programa. Para poder retornar ao trabalho, será necessário realizar a extensão deste Open Work Permit com base no PGWP do aplicante principal.
Durante diversas consultas de imigração realizadas nos últimos meses, aqui na Immi Canada, percebemos que muitos alunos estão sendo informados pelos colleges que eles podem trabalhar de forma full-time após o término do curso. Essa informação não é verdadeira.
Segue baixo o print do site oficial da imigração com a informação correta sobre o assunto:
Precisa de auxílio com sua aplicação de PGWP? Ou quem sabe nossa assessoria para a extensão da permissão de trabalho do cônjuge?
A Immi Canada pode te assessorar com todas as suas questões a respeito dessa aplicação tão importante. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo e-mail contact@immi-canada.com