Com mais de 40 anos de experiência ajudando aos imigrantes, a agência de serviço social S.U.C.C.E.S.S., com sede em Vancouver, lançou o programa Active Career Advancement Project (ACAP), com o propósito de proporcionar suporte em profissões alternativas para imigrantes subutilizados no Canadá.
Trata-se de um programa piloto nacional, que oferece um serviço integrado de ajuda aos imigrantes graduados em Universidades ou Institutos Técnicos no Exterior e que estejam subutilizando os seus conhecimentos, para que possam se reposicionar em profissões alternativas, relacionadas com a sua experiência de trabalho e formação.
Esta iniciativa também trabalha em conjunto com os empregadores, para que eles contratem, desenvolvam e retenham aos imigrantes subutilizados nas áreas onde os mesmos possam aplicar melhor suas habilidades, para um melhor aproveitamento e contribuição para a economia canadense.
Os requisitos para participar do projeto são:
O programa é em inglês e os aplicantes devem de possuir um conhecimento considerável para trabalhar em um nível profissional.
O projeto se iniciou com um primeiro grupo de profissionais este mês de março nas cidades de Vancouver e Toronto.
Todos os participantes começaram com uma sessão informativa sobre o projeto e, caso cumpram os requisitos, são encaminhados à um oritentador de carreiras, o qual irá assessorá-lo para saber se o ACAP é o programa indicado ou se existem outros programas relacionados com o que o solicitante está procurando.
Os imigrantes que estejam interessados no Programa, podem visitar a página: www.acapcanada.ca, onde encontrarão mais informações.
Para os que cumpram os requisitos solicitados, o serviço é totalmente gratuito.
Por ser, ainda, um Projeto-Piloto, por enquanto só está disponível nas cidades de Vancouver, Toronto e seus arredores.