Imigrar para outro país, mesmo que esteja dentro dos objetivos da vida, sempre nos deixa receosos, não é mesmo? Porque apesar dos vários meses/anos de pesquisa, mudar a rotina completamente para um país, até então, desconhecido, é algo que necessita coragem.
A busca por uma melhor qualidade de vida, a oportunidade de cursar um College/Universidade, de oferecer aos filhos a chance de ter experiência no exterior.
Mas para muitos, surge a grande questão: A idade é um empecilho para tentar recomeçar a vida em outro país? Falando de Canadá, a idade não é um obstáculo, os empregadores, por exemplo, não podem julgar o candidato pela idade e sim pela capacidade do mesmo.
Já quando o assunto é Imigrar, o novo sistema de imigração canadense, o Express Entry, avalia o estrangeiro de acordo com a pontuação conquistada por ele, em vários fatores, incluindo a idade. Mas isso não significa a impossibilidade de chegar a tão sonhada Residência Permanente.
A experiência de trabalho, o histórico educacional, a fluência no idioma, podem suprir o quesito idade.
Por exemplo, realizar um curso superior no Canadá, além de ter a possibilidade de adquirir experiência no mercado de trabalho canadenses, independente de quantos anos você tenha, já fará o aplicante ter vantagens, conquistando pontos extras.
Então, que tal investir em uma especialização no Canadá?
Hoje buscar a imigração por meio de um programa de estudo, pode-se dizer que é o mais indicado, já que além de estar se especializando, o estudante tem a chance de trabalhar durante o período de estudo e, posteriormente, conseguir a experiência de trabalho no mercado canadense exigida para se encaixar, no caso, ao Canadian Experience Class, e estar apto a entrar no Express Entry.
Veja em nosso Blog uma série especial de textos sobre Imigração por meio de estudo: www.immi-canada.com/blog
Mas e a minha família?
Neste caso, o(a) cônjuge terá o direito ao Visto de Trabalho Aberto, sem restrições e sem a necessidade de uma oferta de trabalho neste primeiro momento, com a mesma duração do seu programa de estudo. Ou seja, as chances de imigração crescem, uma vez que o(a) também poderá ser o aplicante para a futura imigração.
No caso dos filhos, enquanto menores de 18 anos, quando são considerados dependentes, terão o direito à educação gratuita e de qualidade no Canadá. Eles poderão aplicar para o Visto de Turista (crianças menores de 5 anos) ou Visto de Estudo (crianças com idade a partir de 5 anos).
Os maiores de 18 anos não são mais considerados dependentes, sendo assim, eles serão aplicantes principais de seus próprios trâmites, podendo eles conquistarem sozinhos a residência.