Aplicar ao Express Entry requer planejamento e vários documentos.
É importante saber que ao receber o ITA (Invitation to Apply), a aplicante terá de enviar uma série de documentos à imigração, como o IELTS (General Training), ECA, Cartas de Referências etc. Todos os documentos terão de estar traduzidos com selos de profissionais Juramentados ou Certificados para tal.
Antes de receber o ITA, óbvio, o interessado tem de, primeiramente criar o seu Perfil no EE. Com base nas informações que o candidato à imigração envia ao sistema e cria o perfil no site oficial do governo, será gerado um ranking com os demais candidatos, utilizando a pontuação alcançada na junção dos requisitos, onde a mesma poderá chegar ao máximo de 1.200 pontos.
Nesse primeiro momento é importante ter em mãos:
1) Comprovação de Proficiência no Idioma – Inglês e/ou Francês (IELTS – General Training, CELPIP ou TEF) – Qualificação Mínima: Benchmark CLB7. É obrigatório ter o exame de proficiência feito, uma vez que serão solicitados informações sobre o mesmo. No caso dos aplicantes casados ou em União Estável, o acompanhante tendo a também a comprovação, fará uma soma de 40 pontos mais.
2) ECA – Education Credential Assessment – Um dos requerimentos do Express Entry é a comprovação do Nível de Escolaridade. Sendo assim, aos que não possuem diploma ou certificado de uma instituição canadense, deverão realizar o processo de Equivalência, para que os mesmos tenham validade semelhante aos documentos emitidos pelas instituições canadenses. Aos que querem aplicar para o EE por meio o Federal Skilled Worker o ECA é obrigatório, no caso do Federal Skilled Trades Program e Canadian Experience Class, o ECA é opcional, mas é aconselhável que todos façam, já que ajuda na contagem de pontos.
São 5 (cinco) as instituições que realizar o processo do ECA, confira abaixo:
- Comparative Education Service – University of Toronto School of Continuing Studies
- International Credential Assessment Service of Canada
- World Education Services
- Medical Council of Canada(Ordem dos Médicos)
- Pharmacy Examining Board of Canada (professional body for Pharmacists)
Criou o seu Perfil? O próximo passo então é iniciar as buscas pelos documentos que serão necessário após o recebimento do ITA.
Nesta etapa o aplicante terá que enviar os documentos, os quais irão constatar todas as informações que você enviou no momento da criação do Perfil.
Os documentos:
- IELTS General Training – (Ambos os Aplicantes)*
- ECA Report – (Ambos os Aplicantes)
- Cartas de Referências dos Empregadores Últimos 10 anos (Aplicante Principal)
- Certidão Casamento/Divórcio
- Certidão de Nascimento (Ambos os Aplicantes – Nos casos dos aplicantes casados que nao tenham a Certidão de Nascimento original, mas sim cópias, indicamos, que façam a tradução da mesma)
- Passaportes (Ambos os Aplicantes)
- Comprovação Financeira (De acordo com o número de aplicantes*
- Antecedentes Criminais (Todos aplicantes maiores de 18 anos – O documento deve ser recente)
*Comprovação Financeira: https://immi-canada.com/blog/express-entry-comprovacao-financeira/
*IELTS: https://immi-canada.com/blog/ielts-academic-ou-general-qual-devo-realizar/
Lembre-se: A documentação deverá ser traduzinda por um Tradudor Juramentado ou Certificado e NÃO é necessário a autenticação em Cartório e/ou Consulado.