Grupo 1
Grupo 1
Exploratory Visits and Manitoba Provincial Nomenee Program - INDO MAIS ALÉM EM MANITOBA

Exploratory Visits and Manitoba Provincial Nomenee Program - INDO MAIS ALÉM EM MANITOBA

18 de março de 2014

Por Clóvis Filho

Bem no meio das terras canadenses, floresce uma das províncias mais promissoras do Canadá: Manitoba, a Província das Pradarias, desponta atualmente como uma das melhores oportunidades para estudantes e imigrantes em potencial.

shutterstock_151113218

Mas que há de tão atraente por lá?

Por estar localizada no centro do Canadá, Manitoba faz fronteira com 3 outras províncias do país (Ontario, Nunavut e Saskatchewan) além de também estar próxima dos estados norte-americanos de Dakota do Norte e Minnesota. O grande número de lagos e rios da província é uma característica marcante – pelo menos um sexto de todo o seu território é coberto por lagos. Não por menos, a capital e maior cidade da província recebeu o nome de um dos rios mais importantes da região: Winnipeg. Desenvolvendo principalmente atividades comerciais e financeiras baseadas na manufatura, mineração, agropecuária e turismo, Manitoba tem 60% de sua população concentrada na região metropolitana de Winnipeg que, por sua vez, é o polo comercial, industrial e financeiro da província.

Por conta de sua geografia, a temperatura é consideravelmente instável, com invernos bastante frios e os verões quentes, fazendo do clima um possível desafio para quem quer se aventurar por Manitoba como estudante ou trabalhador. Em contrapartida, a província merece destaque por ser uma das regiões canadenses onde o custo de vida é relativamente o mais barato de todo o país. E aqui vale ressaltar os benefícios que ainda se estendem para quem tem foco na imigração para o Canadá: Manitoba tem um dos processos mais acessíveis para futuros imigrantes.

Como as outras províncias do Canadá, Manitoba conta com o Programa Provincial para a seleção de imigrantes. O Manitoba Provincial Nominee Program – MPNP – determina a elegibilidade de seus candidatos a partir de um sistema de pontos, que compreendem os requisitos:

- Empregabilidade: a experiência de trabalho qualificada do candidato dentro da província.

- Educação: formação acadêmica do candidato que favoreça a demanda do mercado de trabalho de Manitoba.

- Proficiência linguística: o candidato precisa determinar (de forma documental) sua proficiência no inglês; a exceção dessa regra são os trabalhadores qualificados atualmente empregados em Manitoba nas profissões do NOC 0, A ou B.

- Laços com Manitoba: qual é o grau da sua interatividade com a comunidade em Manitoba? São laços fortes como amigos, parentes, trabalho ou um possível convite de um empregador da província? Nesse ponto, Manitoba quer se certificar de que o solicitante possui vínculos fortes o suficiente que o façam permanecer na província depois de sua aprovação, não abandonando-a logo que conseguir sua residência permanente.

- Adaptabilidade: aqui é analisada a sua capacidade genuína em se inserir no estilo de vida de Manitoba, tanto social quando financeiro e comercial, e pode ser analisada desde o primeiro dia de sua chegada.

- Desbravando a Província: a categoria Exploratory Visits

Há ainda outra categoria de seleção de novos imigrantes, conhecido por Exploratory Visits (ou Visitas Exploratórias) que também possibilita a abertura de processos de imigração junto ao Manitoba Provincial Nomenee Program. O Exploratory Visit consiste basicamente em conceder ao candidato a permissão para realizar uma de pesquisa de campo a respeito do mercado de trabalho, sociedade e estilo de vida de Manitoba viajando pelo território da província. O solicitante que se submete à Visita Exploratória deve ter em mente que o processo inclui uma entrevista realizada por um oficial do MPNP ao final da visita para avaliar os resultados e a identificação do candidato com a província. Após a entrevista, o candidato poderá ser convidado a realizar sua inscrição junto Programa de Nomeação Provincial de Manitoba (MPNP), através da emissão de uma carta convite oficial. Mas aqui há uma ressalva: embora a carta convite torne o solicitante elegível para o processo provincial através da Visita Exploratória, ela não garante uma decisão favorável sobre o seu processo.

A Visita Exploratória é um processo que busca atender às necessidades profissionais da província, estando sujeita ao preenchimento das vagas que são oferecidas a cada abertura do programa – que não é contínuo. Para ser elegível à Visita Exploratória deve-se atender aos seguintes pré-requisitos:

A) Não ter nenhuma conexão anterior com Manitoba, seja por amigos, trabalho ou estudos realizados na província;

B) Ter concluído, há pelo menos um ano, estudos em nível superior ou técnico, comprovados com a emissão de um diploma ou certificado, em áreas que estejam em demanda na província;

C) Ter uma experiência de trabalhado full-time* na área de sua formação em pelo menos dois dos últimos cinco anos;

*trabalho full-time no Canadá equivale a 30 horas semanais; no Brasil, existe a variação entre 40 e 44 horas semanais.

D) Comprovar, pelo menos, o nível 5 no teste IELTS de proficiência em inglês;

E) Ter a intenção genuína de se estabelecer em Manitoba como residente permanente, comprovando essa intenção através de um planejamento de longo/médio prazo;

F) Ter entre 21 e 45 anos de idade.

O solicitante deve saber ainda que todos os demais documentos exigidos para entrar no Canadá (o visto de turismo, por exemplo) devem ser providenciados por conta própria e somente após conseguir essa permissão, deve-se fazer sua solicitação para a Visita Exploratória junto ao Governo de Manitoba – por meio do envio da sua documentação, por e-mail, demonstrando seu potencial enquanto trabalhador qualificado. Vale lembrar que os custos da Visita Exploratória (alimentação, moradia, transporte e utilidades durante a pesquisa) são também de responsabilidade do candidato. A abertura do programa é periódica e o anúncio é feito no site oficial da província. Atualmente as Visitas Exploratórias em Manitoba estão pausadas para novas aplicações.

- Comprovando experiências de trabalho e estudo em Manitoba

Até aqui, Manitoba não reserva grandes novidades em seu programa de imigração por nomeação de uma província que as outras também não ofereçam. Mas o que pode fazer os olhos de muita gente por aí brilharem é justamente o tempo requerido para a aplicação junto ao MPNP, que é relativamente menor que o das outras províncias. São elegíveis para este programa trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais graduados (em Universidades nomeadas e regulamentadas pela província que possam emitir um PGWP – post-graduate work permit – para o estudante) cujos quais tenham trabalhado em profissões qualificadas em período full-time por pelo menos 6 meses em Manitoba. Ou seja: uma boa saída para quem não quer esperar pelos 12 meses necessários para aplicação junto ao Canadian Experience Class, por exemplo.

Para quem procura a aplicação junto ao MPNP como trabalhador, depois de cumprir os 6 meses necessários de trabalho full-time exigidos pelo programa, é preciso reunir dois documentos: uma carta de referência do empregador e uma cópia da permissão de trabalho (work permit) emitida pelo Citizenship and Immigration Canada (CIC), e abrir o processo junto ao departamento de Nomeação Provincial de Manitoba.

No caso dos estudantes, há também um sistema de pontuação para aqueles que desejem solicitar sua participação no processo provincial sem passar pela experiência de trabalho: é necessário ser graduado em uma escola de ensino superior ou técnico em Manitoba (isso exclui escolas de ESL), além de comprovar sua formação educacional na província, por meio da apresentação de certificados ou diplomas e a cópia da permissão de estudo (study permit) emitida regularmente pelo CIC.

- Trabalhadores de fora de Manitoba tem chance?

Os trabalhadores estrangeiros que estejam fora de Manitoba também podem fazer sua aplicação pelo MPNP, mas necessitam marcar uma boa pontuação nos requisitos exigidos pelo governo da província, que compreendem: idade, proficiência em inglês, experiência de trabalho, educação e conexão/vínculos com Manitoba. Vale lembrar que para o sucesso de todo esse processo, o candidato precisa afirmar para o governo provincial sua real intenção de fixar residência na província e contribuir para o crescimento e prosperidade da região.

Para quem está iniciando um planejamento, além de observar as mudanças anunciadas recentemente no programa de co-op para estudantes universitários no Canadá, vale descobrir um pouco sobre Manitoba e ir mais além do que se sabe sobre a província que vem conquistando a atenção de muita gente.

 

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist