Grupo 1
Grupo 1
Consultoria de imigração: precisa mesmo?

Consultoria de imigração: precisa mesmo?

19 de julho de 2016

Quando pensamos em estudar, trabalhar, e, principalmente, imigrar para o Canadá, queremos que tudo corra da melhor maneira possível, não é mesmo? Afinal das contas, imigração não é uma tarefa fácil. É um processo complexo, que muitas vezes pode durar meses ou até mesmo anos: a dificuldade e o tempo irão depender de muitas variáveis, tais como o tipo de programa que mais se encaixa com o perfil de cada candidato, e demais características do candidato, como experiência de trabalho e nível de inglês, por exemplo.

Se você já pesquisou um pouco sobre as possibilidades de imigração para o Canadá sabe que existem muitas frentes diferentes: além dos programas federais (o Express Entry não é o único!), existem programas para quase todas as províncias e territórios. A diferença entre eles? Cada programa exige um certo conjunto de características de seus candidatos à imigração, e essas catacterísticas podem ser mais ou menos atraentes para diferentes províncias e diferentes públicos-alvo.

A consultoria de imigração é um processo cujo objetivo é facilitar a vida de quem planeja começar sua aventura rumo ao Canadá. No texto de hoje vamos falar sobre as vantagens de ter um consultor de imigração especializado ao seu lado!

 

Avaliação de perfil

O primeiro passo de um processo de consultoria focado em imigração é a avaliação de perfil, ou consulta inicial de imigração. Essa consulta, que geralmente dura entre 40 minutos e 1 hora, é o primeiro contato entre o candidato à imigração e o consultor que poderá acompanhá-lo durante todos os passos do processo.

Durante a consulta de avaliação de perfil serão analisadas várias características do candidato à imigração e sua família, se for o caso. Vamos ver quais são algumas dessas características:

 

1) Nível de inglês:
Este é sem sombra de dúvidas o ponto principal em qualquer processo de imigração. Quando imigramos para um novo país, é importante termos fluência na língua do país por dois motivos principais: o primeiro, é claro, se trata de ser um requisito básico para qualquer programa de imigração. O governo do país está interessado em candidatos à imigração que consigam contribuir para a economia da região através de seu trabalho e, para isso, é preciso falar o idioma. O segundo motivo é voltado ao candidato: uma pessoa que fala fluentemente o idioma do país de destino tem muito mais chances de se adaptar, conseguir um emprego, fazer amigos, ser aceito em uma universidade, enfim, ter sucesso em sua jornada.

 

2) Histórico profissional:
Em seguida ao nível de inglês, é muito importante saber detalhes a respeito da experiência profissional do candidato à imigração. Isso inclui principalmente períodos de emprego em tempo integral, em áreas diretamente relacionadas à profissão principal do candidato. Por exemplo, digamos que um determinado candidato é Fisioterapeuta e precisa comprovar sua experiência de trabalho: serão considerados somente os anos em que trabalhou de fato como fisioterapeuta, em tempo integral. O fato de ser contratado ou autônomo não fará diferença, contanto que o trabalho tenha sido sempre em tempo integral. Períodos de estágio, infelizmente, não contam pontos.

 

3) Educação:
O quesito educação é um dos mais importantes para o processo de imigração. Basicamente, quanto maior o nível educacional do candidato (bacharelado, mestrado, doutorado), mais pontos ele poderá conseguir. Dependendo da profissão do candidato, talvez seja preciso realizar cursos adicionais (preferencialmente no Canadá) para que possa atuar na profissão no Canadá, como é o caso das profissões regulamentadas, que exigem do profissional uma licença para a atuação. Algumas dessas profissões no Canadá exigem um nível de instrução maior do que no Brasil, como é o caso da Psicologia, por exemplo. No Brasil, um psicólogo pode começar a atuar com um bacharelado apenas; no Canadá, é preciso ter um doutorado para utilizar o título de Psicólogo, e é também preciso passar por uma série de provas e exames para receber a licença de atuação.

 

4) Adaptabilidade: 
Muito fácil de confundir com nível de inglês e histórico profissional, o quesito adaptabilidade, quando estamos falando de processos de imigração, na verdade se refere a laços que o candidato possa ter com o país de destino, nesse caso, o Canadá. Através da adaptabilidade, o consultor busca saber se o candidato já estudou no Canadá, se já trabalhou no Canadá, ou se tem parentes por aqui.

 

5) Família:
É importante também que o consultor de imigração tenha informações detalhadas sobre a família do candidato, caso ele não seja solteiro e sem filhos. Mesmo que tenha filhos mas pretenda imigrar sozinho, podem existir algumas implicações que podem ser diferentes de quanto um candidato não possui filhos. Por exemplo, pode ser exigido que o candidato apresente comprovação de que possui fundos suficientes para si e para a sua família (esposo e filhos), mesmo se eles não pretendam imigrar num mesmo processo. Isso também pode variar de acordo com o caso, é claro. Outro fator importante, principalmente no caso do Express Entry, é a questão da divisão dos pontos, entre o casal. Por fim, no caso de candidatos divorciados que desejam imigrar juntamente com os filhos, será preciso obter autorização por escrito do outro pai para que a criança possa imigrar sem problemas.

 

 

O melhor programa de imigração

Logo em seguida à consulta de imigração, um consultor experiente irá identificar qual dos mais de 50 diferentes processos de imigração poderá ter mais chances de sucesso para o seu caso específico, levando em consideração todas as informações reveladas pela consulta inicial.

É importante deixar claro que nenhum processo de imigração é garantido, já que a decisão final a respeito de se o processo será ou não aprovado cabe ao governo do Canadá - especificamente, cabe ao oficial da imigração canadense que irá avaliar a sua aplicação. Nesse sentido, o trabalho de um consultor de imigração não é garantir a sua residência permanente porque não tem autoridade para isso. O trabalho de um consultor de imigração, na verdade, é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a sua aplicação tenha as maiores chances de ser bem-sucedida. E o que faz um consultor?

 

1) Identifica qual é o melhor programa para você
Cada pessoa possui um perfil diferente: profissão, tempo de experiência de trabalho, nível de inglês, tamanho da família, se irá imigrar sozinho ou não, enfim, cada caso é único. Com base na consulta inicial, o consultor irá identificar qual programa de imigração se encaixa melhor para o candidato, e irá orientar quanto à necessidade de fazer cursos adicionais para melhorar a pontuação, por exemplo.

 

2) Cuida da burocracia para você
Quem já deu uma pesquisada a respeito dos vários programas de imigração oferecidos pelo Canadá já deve ter uma ideia da quantidade de documentos que o país pede aos candidatos à imigração. Certidões de nascimento, casamento, histórico escolar seu e dos filhos, diplomas, exames médicos, dentre muitos outros,  e tudo isso, é claro, também traduzido para o inglês por um tradutor juramentado. Além dos documentos, existem diversos formulários que são diferentes para cada programa de imigração. E não para por aí: os formulários podem mudar ao longo do ano, e, caso você não esteja atento e preencha um formulário desatualizado, corre o risco de ter a aplicação negada por conta disso. Um consultor de imigração cuida de tudo isso para você. Claro, será você que ainda irá precisar ir a cartórios pegar certidões atualizadas e conferir seus dados nos formulários, mas com um consultor ao lado você terá um melhor controle a respeito de quais documentos enviar e - principalmente - terá um melhor controle a respeito dos prazos de cada programa de imigração.

 

3) Mantém você atualizado sobre o andamento do processo
A consultoria de imigração não acaba quando o processo é enviado para a imigração canadense. Muito pelo contrário. Nossos consultores de imigração acompanham o seu processo do começo ao fim: desde a reunião dos primeiros documentos até a conquista da sua residência permanente!

Um consultor de imigração fica sempre atento aos prazos de cada programa de imigração, e checa a sua conta com bastante frequência junto ao governo do Canadá para verificar se há alguma atualização. Quando houver atualizações na sua conta, o consultor irá orientar você a respeito dos próximos passos a seguir. Caso não haja nenhuma atualização dentro do prazo esperado, é o consultor quem irá se encarregar de enviar cartas à imigração solicitando atualizações, ou seja: você não precisa se preocupar com mais nada, a não ser com o planejamento da sua estadia no Canadá!

 

Quer saber mais sobre programas de imigração para o Canadá? Entre em contato conosco!

 

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist