A Imigração canadense atualizou sua tabela de valores que devem ser comprovados para imigrar para o Canadá através do Express Entry.
Essa nova tabela já está em vigor desde 27 de Junho de 2022.
Se você tem um perfil cadastrado no Express Entry, é importante revisar o seu perfil para garantir que com essa atualização você continue sendo elegível para os sorteios.
Ao atualizar essa informação, não haverá mudanças na data e hora em que o perfil foi cadastrado. Essa informação é importante pois ao realizar um sorteio, caso haja empate entre os candidatos, será chamado aquele que cadastrou o perfil completo primeiro.
A comprovação financeira é a forma como o aplicante irá demonstrar para a imigração canadense que possui renda suficiente para se estabelecer no Canadá. Essa comprovação é feita após o candidato receber um convite para aplicação (ITA) através do Express Entry. Será necessário apresentar documentos que comprovem a existência dessa renda.
Todos os que aplicam à uma categoria de imigração econômica no país, que esteja dentro do EE, devem comprovar os fundos necessários para que o aplicante principal e sua família possuam recursos suficientes para se sustentar financeiramente ao desembarcar no Canadá como residentes permanentes.
Este valor é calculado pelo governo como uma base para o primeiro ano, que é um período de adaptação para que os novos moradores se estabeleçam, familiarizem-se com o clima e cultura, encontrem trabalho, etc.
A quantia de dinheiro necessária para sustentar a sua família - se for o caso - depende da quantidade de membros na família que acompanharão nesse processo. Para calcular o tamanho de sua família, você deve incluir:
- você mesmo;
- seu cônjuge ou parceiro;
- seus filhos dependentes e
- filhos dependentes do seu cônjuge
É importante que seja incluído o cônjuge ou filhos dependentes, mesmo que sejam residentes permanentes ou cidadãos canadenses. E mesmo se eles não forem para o Canadá com você.
Com a nova atualização, quem chegar sozinho ao país, por exemplo, terá de provar ter uma quantia equivalente a CAD$13,310. Se vier acompanhado pelo cônjuge o valor que deve ser apresentado é o de $16,570.
Para conferir os valores completos, confira a tabela abaixo:
Dentro do Express Entry, as categorias Federal Skilled Worker Program e Federal Skilled Trades Program são obrigatórias para apresentar essa comprovação de renda.
Não é necessário comprovar renda se o aplicante estiver elegível para a categoria Canadian Experience Class. Caso o aplicante também tenha uma oferta de emprego válida, mesmo se estiver elegível pelo Federal Skilled Worker Program ou pelo Federal Skilled Trades Program. Nesse caso é necessário que a aplicação tenha o suporte de um LMIA.
Com essa nova atualização, a imigração canadense sugere que todos os aplicantes mantenham as informações financeiras atualizadas em seu perfil. Pois o sistema do Express Entry pode identificar que você está qualificado para mais de um programa.
Para comprovar renda à imigração canadense, é importante ressaltar que, para a aplicação para processos de imigração, não é permitido um sponsor, como é aceitável nos vistos para residência temporária, que é o caso de turismo e estudo. Nenhum programa permite que, para provar os valores mínimos para o departamento de imigração canadense, sejam adicionados patrocinadores ao processo. A prova deve vir exclusivamente do aplicante, juntamente com o cônjuge, se for o caso.
Segundo o IRCC, os valores devem estar prontamente disponíveis, ou seja, não são aceitos bens imóveis, empresas ou automóveis como parte da renda necessária. O departamento pede extratos bancários (caso algum valor alto, fora da movimentação comum, tenha entrado na conta nos últimos meses, deve-se justificar ao governo, para que não haja suspeita de pedido de empréstimo ou fraude) comprovante de investimentos, etc.
Para a imigração, o IRCC exige cartas das instituições financeiras onde o candidato possui valores aplicados ou conta bancária. Este documento é feito pelo gerente do seu banco e deve:
- Ser impresso em papel timbrado da instituição financeira;
- Incluir as informações de contato do aplicante (nome completo, endereço, número de telefone e endereço de email);
- Listar as dívidas pendentes, caso haja faturas de cartão de crédito em aberto com compras parceladas ou empréstimos;
- Incluir, para cada conta e banco: número da conta, data em que a mesma foi aberta, o saldo atual de cada conta, o saldo médio dos últimos seis meses.
Todas as informações foram tiradas do site oficial da imigração canadense:
Se você precisa de auxílio com essa parte do seu processo, ou qualquer outra etapa do seu processo, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail: contact@immi-canada.com
O nosso atendimento inicial é totalmente gratuito.