Após o primeiro mês em homestay, é comum os estudantes preferirem procurar um apartamento para alugar, ao invés de renovarem o período na casa de família. A vantagem de morar em apartamento é que os alunos podem procurar lugares próximos ao centro, já que as famílias costumam morar mais distantes das escolas e pode ser necessário pegar mais de um meio de transporte para chegar. Para ajudar os estudantes que querem alugar um apartamento, fizemos uma lista com diferentes sites de busca de apartamentos para morar. Todos eles possuem moradias nas mais diversas regiões do Canadá e também para todos os bolsos.
Craigslist: A Craigslist é um site de classificados onde é possível encontrar desde apartamentos até empregos, passando por serviços e fóruns de discussão. Este é um dos mais famosos pelos padrões simples e fáceis de mexer. O site permite buscar valores exatos que você quer pagar, por exemplo, bem como o tipo de moradia que procura, como apartamento de dois quartos, duplex ou casas. Às vezes, é possível encontrar fotos do apartamento, o que facilita na hora de escolher o melhor lugar para morar.
2. Kijiji: Este é também um site de classificados, e bastante conhecido no Canadá. Assim como a Craigslist, é possível encontrar anúncios de moradia, além de diversos artigos sendo vendidos online e ofertas de emprego. Também apresenta um design fácil de mexer e a busca pode ser feita por região ou por quantidade de cômodos.
3. AMS Rentsline: Neste site, o usuário preenche um perfil de acordo com as suas preferências. Em seguida, aparecem as opções de moradia de acordo com as escolhas, como a cidade, preço, valor mínimo e máximo de aluguel, quantidade de cômodos e se o apartamento deve ser mobiliado ou não. Também é possível fazer um cadastro para receber alertas de acordo com os critérios escolhidos.
4. Rent BC: Este site não é tão específico como os anteriores, mas é possível encontrar bons resultados. O usuário escolhe a região desejada e aparece um mapa com as opções disponíveis. Há como optar pela faixa de preço, pela região exata da cidade escolhida ou pelo tipo de propriedade, como casa, apartamento, ou se deve ou não ser mobiliado.
É importante ressaltar que os anúncios dos sites podem não ser verdadeiros, então busque sempre anúncios que tenham o endereço do lugar ou um telefone de contato do proprietário. Outro ponto relevante é sempre verificar se o valor do aluguel inclui contas de luz e internet, por exemplo, ou se elas deverão ser pagas à parte por conta dos inquilinos.
Em geral, os contratos de aluguel têm prazo mínimo de seis meses. Alguns locadores exigem documentos como passaporte, cópia do visto, comprovação de renda e referências de terceiros. Os estudantes que não trabalham costumam enviar cópias da conta corrente dos pais ou responsáveis. Não esqueça, ainda, de que no Canadá é comum os locadores pedirem um depósito de segurança, que será devolvido ao final do contrato, caso não haja danos no apartamento, e o valor é em torno da metade da mensalidade do aluguel.
Se você quer imigrar para o Canadá e não sabe como, conte com a nossa consultoria!