Por Leonardo Paes
O sistema de transporte público no Canadá, mais especificamente em Montréal, atende muito bem à demanda da população. A distribuição das estações de metrô e os terminais de ônibus no interior das estações facilitam o deslocamento.
Antes de aprofundar no assunto de transporte público é importante lembrar que em Montréal, bem como em qualquer outra cidade do Canadá, encontramos todos os serviços necessários a um recém- imigrante, não sendo necessário a procura por serviços em outras cidades.
Serviços de transportes oferecidos :
Metrô – O sistema de Metrô é composto por 68 estações entre 4 linhas distribuídas em toda cidade de Montréal e outras cidades próximas, como Laval e Longueil. A estrutura é um pouco antiga (não tão antiga como o metrô de NY), porém já está em andamento um projeto de revitalização dos carros do metrô.
Interligação com trêm e ônibus – Em muitas estações existem ligação com linhas de ônibus e o trem (que podemos pegar dentro da própria estação de metrô), facilitando muito durante o inverno.
Meios de transporte alternativos – bicicletas, taxis e livre-serviço:
Bicicleta (BIXI) – São encontradas espalhadas pela cidade e em todas estações de metrô. A tarifa de utilização é diferente dos meios de transporte tradicionais (metrô e ônibus), porém consegue-se um bom desconto utilizando-se ambos.
Táxis – Segue o mesmo modelo americano, levando o passageiro de um ponto a outro e pagando-se ao final, com 10 % de gorgeta (pourboire), sendo que este valor pode variar caso o usuário possua malas.
Livre-serviço – Um novo modelo implantado em 2013 que é uma extensão do já conhecido communauto (sistema de aluguel de carro por frações de hora), porém específico para trajetos curtos.
A primeira fase deste projeto foi implantado em alguns bairros de Montréal, porém o objetivo ao final da terceira fase é cobrir toda a cidade.
O sistema de livre-serviço possui algumas particulares que o tornam atraente: Os carros são elétricos e não precisa fazer reserva, basta o usuário utilizar um programa (disponível para Android e Apple) e checar onde existem carros estacionados proximos à sua localização, fazer uma reserva de 10 minutos – que pode ser prorrogada, e ir para o local. Para a devolução basta estacionar na área de atuação do serviço e informar ao carro que ele estará livre para outro usuário, tudo muito simples.
Se você quer imigrar para o Canadá e não sabe como, conte com a nossa consultoria!