Grupo 1
Grupo 1
Checklist: Confira os documentos necessários para entrar no Canadá

Checklist: Confira os documentos necessários para entrar no Canadá

21 de dezembro de 2022

O ano de 2022 está se despedindo e dando lugar às novas metas e objetivos que virão e, para aqueles que já estão de malas prontas para começar 2023 no Canadá, fiquem atentos! Sabemos que é um momento de muita ansiedade e expectativa para chegar logo no país norte-americano, porém, nessa etapa final, é preciso redobrar a atenção e se atentar aos documentos obrigatórios para entrar no país. Por isso, a Immi Canada vai auxiliar com o passo a passo necessário nas etapas da viagem. Vem com a gente! 

Primeiramente, assim como foi ao longo de todo o processo da imigração, é preciso planejamento. E isso inclui toda a trajetória da sua viagem até finalmente chegar ao seu destino. Detalhes como qual o país que seu voo fará escala e itens que podem ser levados na bagagem, fazem toda a diferença para não ser surpreendido com uma negativa da equipe de imigração, por exemplo. 

“Por que é importante verificar em quais países terá escala, se só vou aguardar meu próximo voo?”, pode parecer que é exagero essa informação, mas tem países, como os Estados Unidos, que o aplicante precisa apresentar o visto norte-americano, mesmo que fique somente dentro do aeroporto aguardando o embarque.  

Sobre a documentação, as exigências variam de acordo com cada aplicação: quem está indo a estudo, viajando a passeio ou a trabalho, aplicando para residência permanente ou até mesmo quem tem permissão de viajar com o cônjuge. É muito importante saber a particularidade do seu processo. 

Antes de tudo, entenda as diferenças do visto canadense para o visto americano. A pessoa com visto canadense não consegue entrar nos EUA, porém quem tem visto americano consegue se locomover pelo Canadá, com a condição de solicitar um Electronic Travel Authorization (eTA). 

Já que falamos sobre eTA, vamos considerar que a origem do aplicante é no Brasil e que está indo ao Canadá a passeio. Neste caso, é preciso garantir uma autorização eletrônica (eTA) ou dar entrada no pedido de visto de visitante.

Para entender melhor sobre essa autorização eletrônica de viagem, o eTA permite que o aplicante entre no país por vias aéreas, e sua validade é de 5 anos ou até o vencimento do passaporte (o que ocorrer primeiro). Uma informação importante sobre essa autorização, é que a pessoa com o eTA canadense pode viajar para os EUA e retornar ao Canadá por via terrestre desde que possua uma permissão válida para viver temporariamente no Canadá. Já para quem tem o eTA ou visto de turista e está viajando somente a passeio, é possível entrar nos EUA de carro com a condição de retornar ao Canadá por via aérea. Nos casos que deseja voltar por via terrestre precisa do visto/ permissão, seja ela de turista, de estudo ou trabalho. 

Já nos casos em que o processo não é elegível ao eTA, é necessário solicitar o visto de visitante, popularmente conhecido como visto de turismo. O visto é identificado como Visitor-1 (V-1) ou SX-1 Visto de Visitante, com permissão de estudo e permite a estadia no país por até 6 meses consecutivos. Mas atenção: não concede o direito de trabalho, e após sua validade é possível solicitar a extensão do visto, que pode ser aceita ou não pelo oficial da imigração.

Falando sobre visto e permissão para estudo, vale saber que os dois não tem a mesma funcionalidade. Entenda as diferenças:

Visto é basicamente uma etiqueta no passaporte que permite a entrada do estudante no país. Já para permanecer no Canadá durante o período do curso, é preciso de uma permissão que é concedida pelo oficial da imigração ainda no aeroporto. E é na permissão que vêm expressas as informações sobre duração da estadia no Canadá, em qual província aquele aluno está apto para estudar e até mesmo se é permitido trabalhar ou não durante o curso. 

De maneira geral, para que um estrangeiro estude no Canadá e possa aplicar para o visto de estudante, ele precisa primeiro escolher uma instituição de ensino entre as Designated Learning Institutions (DLI). Após passar pelas etapas de seleção da escola, college ou university, o futuro estudante recebe uma Letter of Acceptance (LOA) da instituição, que é um requisito obrigatório para aplicar para o visto.

Formas de entrar no Canadá

Existem diversas formas de entrar no Canadá, e isso causa dúvidas sobre qual perfil você se encaixa. O imigrante pode entrar através de um eTA, visto de turista, visto de estudos, visto para trabalho, permissões ou residência permanente. 

A indicação é definir para qual programa deseja aplicar e a partir daí, reunir a documentação exigida. Porém, em termos gerais, pode-se dizer que existem 2 tipos de visto: visto temporário e de residência permanente (que concede o direito de imigrar, dando o cartão de Permanent Resident - PR Card).

Ao se tornar residente permanente, o imigrante vai receber o  PR Card, que  é um documento de identidade com foto e dados pessoais, a ser apresentado em todas as ocasiões até se tornar residente e obter o passaporte canadense. Em casos de viagem, será necessário apresentar na imigração o PR Card e o passaporte que também sinaliza o status de imigrante, caso a pessoa ainda não tenha em mãos essa carteira de identificação oficial, será necessário dar entrada no Permanent Resident Travel Document (PRTD), que é um documento de viagem.

Em se tratando do PR Card, para ser considerado um residente permanente, é preciso estar com o processo finalizado e ter recebido o Electronic Confirmation of Permanent Residence in Canada (ECOPR), em que é enviado por correspondência juntamente com um e-mail confirmando a residência permanente no Canadá. Após esse recebimento, é enviado para o endereço confirmado o PR Card, passando a ser o documento oficial para identificação dentro do país. 

O PRTD, é um documento de viagem obrigatório para aqueles que se tornam residentes permanentes no Canadá e estão em viagem fora do país sem o PR Card em mãos, sendo obrigatória a sua apresentação para entrar no país novamente. 

A aplicação para o PRTD só pode ser realizada por quem estiver fora do país, enquanto a renovação do PR Card só pode ser feita dentro do Canadá. O PR Card só pode ser enviado para um endereço dentro do país.

Com esse checklist fica mais fácil organizar os documentos necessários para viagem, certo? Aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe para dar início ao seu Plano Canadá! 

E mais, o contato inicial é gratuito e você conta com a ajuda de profissionais especializados para cada solicitação. 

contact@immi-canada.com

WhatsApp: +1 604 684 0530

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist