As dúvidas ainda são muitas quando se fala de Post Graduation Work Permit, o tão conhecido PGWP. Quando aplicar? Como aplicar? Existe algum prazo? Neste artigo vamos responder todas essas dúvidas.
O estudante terá até 90 (noventa) dias para aplicar ao PGWP, após o término do curso, frisando que o aplicante terá de possuir o status atual (Permissão de Estudo) ainda válido.
Ultrapassados os noventa dias, o estudante PERDE o direito em aplicar ao PGWP.
Sendo assim, se o estudante recebeu uma permissão de estudo (Study Permit) com duração menor que todo o programa ou que não "encobrirá" os 90 dias para a aplicação ao Post Graduation Work Permit, o indicado é solicitar a extensão do Study Permit, pelo menos, 6 meses antes do fim do curso.
A solicitação poderá ser feita Online, diretamente no site oficial da Imigração Canadense (www.cic.gc.ca) ou via correios, enviando o pacote para o escritório de imigração em Vegreville. No caso do PGWP, não existe um prazo de processando (Processing Time) pre-definido.
Além dos formulários exigidos pela imigração, o aplicante deverá enviar:
-Cópia do Passaporte completo, incluindo a página com o Visto (Etiqueta) Canadense;
-Cópia da Permissão de Estudo Válida;
-Cópia do Diploma/Certificado emitido pela instituição de ensino
e/ou
-Cópia do histórico do curso realizado na instituição de ensino canadense
e/ou
-Carta Oficial da Instituição de Ensino confirmando o término do programa.
Vale lembrar que o Post Graduation Work Permit é dado somente uma vez na vida, com isso, é muito importante que você pesquise bastante sobre o curso que você irá fazer, o mercado de trabalho canadense para a área de estudo, para que você não “queime” esta oportunidade.
O site do governo do Canadá oferece uma ferramenta para que os interessados em trabalhar no país possam fazer uma pesquisa sobre as províncias/regiões que têm o mercado mais “aberto” à sua profissão. Ou seja, uma pesquisa voltada para as perspectivas do Mercado de Trabalho em cada região, o Outlook.
Se precisar de ajuda para fazer sua aplicação entre em contato com a nossa equipe e fale com especialistas no assunto. Acompanhe também nossos conteúdos no Facebook e Instagram.