Como em qualquer lugar do mundo, a engenharia civil é uma das profissões que fazem o país crescer. No caso do Canadá, com o rápido crescimento da economia, a necessidade de profissionais qualificados na área nunca foi tão grande. Engenheiros civis que vêm trabalhar em alguma cidade canadense encontram a oportunidade de aproveitar um dos mais acolhedores e bem pagos mercados de trabalho do mundo. Além disso, têm a possibilidade de aplicar para residência permante.
De acordo com o Statistics Canada, 2013 foi o primeiro ano em que não houve excesso de profissionais no país. Isso significa que todos os engenheiros civis ativos no mercado de trabalho canadense estão empregados. Neste ritmo, até 2020, são esperadas milhares de novas vagas preenchidas na área.
Como o número de canadenses graduados na profissão é baixo, as empresas buscam trabalhadores mundo afora. O recrutador de uma empresa de engenharia em Edmont, Alberta, Shawn Paulson disse em entrevista ao Financial Post:
“Nós percebemos um aumento de 25% nas contratações de novos engenheiros a cada ano. Só em 2012, recrutamos mais de 600 profissionais da área. Mas, infelizmente, não há mais profissionais formados no momento”.
Engenheiros civis encontram sucesso no Canadá devido ao fato de a profissão estar em alta no país, os engenheiros civis conseguem flexibilidade para trabalhar em qualquer cidade, contanto que tenham as certificações necessárias. Até mesmo os recém-graduados, com pouca experiência, são bastante procurados. O salário de entrada no mercado de trabalho é um dos mais altos do Canadá: recém-formados podem ganhar até CAD$ 60 mil por ano. Aqueles que já possuem mais experiência, podem ganhar centenas de milhares de dólares por mês.
Engenheiros civis podem não só escolher o lugar que desejam trabalhar, mas também o tipo de trabalho que querem desenvolver. Se eles estão em alguma cidade em expansão, as chances de obter uma vaga diretamente associada aos seus conhecimentos são maiores.
Chegando no Canadá como engenheiro civil a qualquer momento, um engenheiro estrangeiro pode viajar ao Canadá como um visto de trabalho temporário, desde que tenham uma oferta de trabalho. Porém, há diversas formas de imigrar como um residente permanente.
O Programa de Qualificação Profissional de Quebec concede alto número de pontos para engenheiros civis, cuja profissão é uma das que mais empregam na província.
Os engenheiros que imigram através deste programa podem procurar emprego tanto nas cidades de Quebec como em qualquer outra do país. Engenheiros civis também estão na lista das profissões mais buscadas do Programa de Qualificação Profissional Federal, que está aceitando no momento 300 aplicações.
Os engenheiros civis que já trabalham no Canadá podem, então, ser elegíveis para se candidatarem através do Skilled Worker stream of the Provincial Nominee Program, que cobre suas respectivas províncias de residência, ou por meio dos programas de experiência canadense.
“Em geral, não faltam oportunidades para engenheiros civis no Canadá. Com boa qualificação profissional, eles realmente terão o Canadá pronto para recebê-los em suas novas casas” - afirmou o consultor de imigração canadense Attorney David Cohen.
Fonte: CIC NEWS