Grupo 1
Grupo 1
O sistema de saúde em Alberta

O sistema de saúde em Alberta

17 de março de 2016

Muita gente se pergunta como é afinal o sistema de saúde do Canadá. É público mesmo? Inclusive para estudantes? Como é a qualidade? E a fila de espera? Sim, assim como muitos, eu também sempre tive todas essas (e mais algumas) dúvidas.

Pelo que sei, cada província tem suas próprias regrinhas em relação ao sistema de saúde, por isso, a experiência que tenho de Alberta talvez não seja a mesma de outros lugares Canadá afora.

Aqui em Alberta, além de canadenses e residentes permanentes, qualquer residente temporário que planeje morar por mais de um ano na província tem direito ao Alberta Health Care desde o primeiro dia. Ou seja, isso vale para pessoas com visto de estudo e de trabalho também. A única coisa que você precisa é do seu Social Insurance Number (que você faz assim que chega também – espécie de CPF daqui) e de um endereço fixo. O processo em si não tem burocracia nenhuma e é muito rápido. Não tem carência também – eu mesma faço parte do Alberta Health Care desde meu segundo dia em solo canadense.

Para usar também é muito fácil. Em primeiro lugar, ele é gratuito mesmo: não tem taxa nem nenhuma cobrança. Claro que não envolve absolutamente tudo, mas consultas e a maioria dos exames está coberto pelo sistema. No site oficial você consegue ver bem explicadinho toda essa parte. Para conferir o que o AHC cobre, clique aqui.

No Canadá é muito comum a existência do médico de família, aquele médico que faz todo o acompanhamento do paciente, e só indica um especialista quando é necessário. Aqui em Edmonton existem clínicas espalhadas por toda a cidade, e através de um site, você consegue o endereço e telefone dos médicos disponíveis para te atenderem dentro do sistema. Recentemente, tive minha primeira experiência com o sistema de saúde público. Precisei ir no médico e tive que fazer alguns exames, e pronto, iria estrear minha carteiria de beneficiária.

Achei uma clínica perto de casa e preenchi uma ficha, solicitando ser incluída como paciente de uma das doutoras disponíveis. Depois da análise da ficha, me ligaram para marcar a primeira consulta. Entre eu ir na clínica e ter a consulta não se passou mais do que uma semana.

Achei o atendimento muito bom: a médica era atenciosa (e imigrante também, vejam só!), me fez várias perguntas e foi muito simpática. Saí de lá com alguns pedidos de exame e já pensando que talvez fosse demorar a conseguir marcar. Ledo engano! Todos os exames foram marcados para até 3 semanas depois do pedido, em laboratórios relativamente perto de casa.

 

 

Toda a parte laboratorial também foi excelente: ótimo atendimento e ótima estrutura. O período de espera para cada exame foi mínimo e ainda encontrei mais alguns imigrantes trabalhando como enfermeiros. Todos muito simpáticos e educados, puxando assunto comigo e me deixando confortável.

Toda a experiência, de maneira geral, foi muito positiva e não encontrei problema algum. Além da facilidade (bastava apresentar a carteirinha da AHC e mais um documento de identidade – que pode ser o passaporte, por exemplo), não sofri com longas esperas, ambientes mal cuidados, ou atendimento precário. Claro que espero não precisar muito so sistema de saúde daqui, mas ao menos, se precisar, sei que estarei em boas mãos.

Por Juliana Durso

 

Comentários Facebook
Categorias
Posts mais acessados
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTATO
contact@immi-canada.com
 +1 (604) 684-0530
Redes sociais
Caminho 139
magnifiercrosslist