O Governo do Canadá vem repetindo por anos que a “Cidadania canadense é mais popular que nunca”, em referência ao elevado número de solicitações que tem sido recebidas nos últimos anos.
Em anúncio à jornalistas de todo o país , o Ministro da Imigração, Chris Alexander, confirmou que o tempo necessário para solicitar a cidadania irá aumentar a partir desde verão.
“Sem dúvida, os novos requisitos de tempo referente a solicitação da cidadania entrará em vigência este verão”, disse o Ministro. “Não queremos dar uma data específica, mas acredito que deveremos anunciar em breve”, completou.
As novas regras exigem que Residente Permanente demonstre ter estado dentro do Canadá por um total de quatro (04) anos em um período de seis (06). Atualmente as pessoas que somem três (03) anos (1.095 dias) em um período de quatro (04) anos, podem solicitar o passaporte canadense.
O que significa isso?
O Ministro voltou a esclarecer o que vinha sendo dito as autoridades. Os novos requisitos sobre o tempo de residência somente se aplicará para as solicitações de cidadania que sejam apresentadas (recebidas pelo Departamento de Imigração e Cidadania) a partir do momento que a nova norma entrar em vigor.
Todas as pessoas que tenham solicitado antes da data que acontecerão as mudanças, não serão afetadas quanto aos prazos.
Até o final de setembro de 2014, mais de 255 mil solicitações de cidadania se encontravam em arquivo, esperando o processamento. O Governo Federal disse que se não tomar medidas referentes ao tema, este número poderia chegar a quase 650 mil em 2018.
Ao contrário, Ottawa disse estar no caminho para cumprir suas projeções, que são de ter algo em torno de 150 mil solicitações em espera para 2016. Da mesma maneira, a meta do departamento de cidadania é que todos os casos sejam completados em menos de um ano, algo que, em partes, eles tem tido êxito no último ano.
Segundo vários testemunhos, as pessoas que apresentaram as suas solicitações desde o início de 2014, conseguiram completar o processo, incluindo a cerimônia de juramento, em menos de 12 meses. O Ministro há algum tempo explicou que a melhora no prazo era porque o processo passou a ter somente duas etapas, no lugar de três.
Alem disso, o ministro Alexandre, disse em entrevistas que o Governo está compartilhando melhor as informações com a Agência de Serviços de Fronteira do Canadá, para validar o tempo de residência dos solicitantes.