Todos já sabem que o passaporte é o documento mais importante e indispensável para o processo de aplicação do visto. Mas os que muitos não sabem é que o Visto Canadense possui uma regrinha um pouco diferente com relação às validades do documento.
Por exemplo, se o passaporte irá expirar em 2016 e você irá aplicar para um visto de estudo, cujo o programa tem duração até 2018, o ideal é solicitar a renovação do documento antes de iniciar o trâmite.
Por que? Porque tanto o Visto (Etiqueta), quanto a Permissão de Estudo (Documento a ser emitido pelo oficial na entrada do país) terão como validade máxima a expiração do seu passaporte. Sendo assim, no exemplo citado acima, o aplicante terá um Visto e Permissão válidos, no máximo, até 2016 e, posteriormente, terão de solicitar uma extensão. O que significa a realização de novo trâmite.
A dica é: Antes de começar o processo de Visto para o Canadá, seja para Turismo, Trabalho ou Estudo, fique atento a data de expiração do seu passaporte.
Para realizar a renovação, é necessário procurar pela Polícia Federal, realizar a solicitação via internet, pagar a taxa solicitada e agendar a ida ao posto da PF.
Para mais informações: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/