O dia 1º de julho é uma data muito importante aqui no Canadá, pois marca a assinatura do Ato Constitucional de 1867, responsável pela união das três colônias que deram origem ao país sob domínio do Império Britânico. A data ficou conhecida como Canada Day, e é um feriado nacional muito comemorado até os dias de hoje, com fogos de artifício, eventos e claro, muitas bandeirinhas brancas e vermelhas espalhadas por aí.
Os canadenses são muito patrióticos e adoram comemorar o Canada Day. Aqui em Edmonton, a prefeitura todo ano organiza uma série de eventos gratuitos para os moradores aproveitarem, e ainda termina o dia com um lindo show de fogos de artifício às margens do River Valley. Como esse foi meu segundo Canada Day no país, decidi compartilhar para vocês como o feriado é celebrado por estas bandas.
O dia começou com um café da manhã gratuito oferecido pela Oliver Community League, uma espécie de Associação de Moradores do bairro onde eu moro. O prato principal eram aquelas típicas panquecas norte-americanas, servidas com café e claro, muito maple syrup. Mesmo quem não mora aqui em Oliver teve a chance de aproveitar um bom e tradicional Pancake Breakfast no pátio do Alberta Legislature Building, a Câmara Legislativa da província, localizado no centro da cidade.
As comemorações seguiram ao longo do dia com várias apresentações para toda a família. No City Hall (prédio da prefeitura), por exemplo, teve performances musicais e de dança, visitas guiadas por dentro do prédio, atividades artesanais e pintura facial para crianças e mais um monte de coisa. Ah, e ainda no Alberta Legislature Building, os espelhos d’água dos jardins se transformam em verdadeiras piscinas, permitindo que todo mundo se refresque. Afinal, por aqui já é verão!
Outros pontos turísticos, como o Zoológico, o Jardim Botânico e o Muttart Conservatory, também tiveram uma programação especial, com direito a cupcakes vermelho-e-branco, música ao vivo e alguns mimos para as crianças.
Mas com certeza o lugar mais legal para ter comemorado o Canada Day deve ter sido no Fort Edmonton Park. Digo que “deve ter sido” porque eu infelizmente não fui, mas imagino que tenha sido bem interessante. O Fort Edmonton Park é uma atração aqui da cidade, espécie de museu ao ar livre, que recria cenários, estabelecimentos, roupas e costumes de vários períodos históricos do país, desde o século 18 até o começo do século 20. É uma verdadeira viagem no tempo!
Para o Canada Day, eles montaram o Dominion Day Weekend, um fim de semana inteiro de programação especial. Ah, uma breve explicação: Dominion Day era como o Canada Day era chamado originalmente, até mudar de nome em 1982. Por isso, no parque, o feriado ainda carrega o nome antigo!
No Fort Edmonton Park, o Dominion Day Weekend contou com um desfile super tradicional, brindes e homenagens à rainha britânica e muitas comidas típicas de cada época em celebração ao “aniversário” do país. Deve ter sido muito bacana comemorar esse dia estando mergulhado na época em que o Ato foi assinado, vendo “ao vivo” como era a vida dos canadenses desse tempo.
E claro, o dia fechou com a tradicional queima de fogos da prefeitura. Foram uns bons 15 minutos de fogos, bem acima do River Valley (vista mais bonita da cidade, na minha opinião), já quase no fim do dia, às 11 da noite (afinal, no verão, o sol se põe bem tarde!). Um encerramento lindo de um dia bem canadense!
Ah, e uma dica: as lojas ficam repletas de promoções nessa época! É Canada Day Sale para todo lado, com descontos ótimos! Fica a dica para o ano que vem 😉