fbpx

Quão caras são as principais cidades do Canadá? Segundo o UBS Group, Toronto e Montreal estão entre as 20 cidades mais caras do mundo.

Isso é o que mostra a tradicional pesquisa Price & Earnings Study a qual é publicada a cada três anos pelo Banco localizado na Suíça e que analisa vários indicadores econômicos para medir os mais variados fatores das principais cidades do mundo, como salários, custos dos produtos, assim como horas de trabalho e dias de ferias.

Esta pesquisa permite através dos anos determinar o poder de consumo de índices como “Índice Big Mac”, que demonstra quanto tempo é requerido em uma cidade para comprar o tradicional hambúrguer do McDonald’s.

Toronto vs. Montreal

 

Nos últimos anos se escutou sobre as custosas cidades ao Oeste do Canada, como Vancouver e Calgary. No entanto, o estudo do UBS inclui somente Toronto e Montreal, o que surpreendeu algumas pessoas.

Toronto é a 12ª cidade mais cara do mundo, quando se exclui os custos de aluguel. Montreal não fica muito longe disso e se encontra na 15ª posição. Veja a lista abaixo:

1.Zurique,Suíça
2. Genebra, Suíça
3. Nova Iorque, EUA
4. Oslo, Noruega
5. Copenhague, na Dinamarca
6. Londres, Reino Unido
7. Chicago, Estados Unidos
8. Tóquio, Japão
9. Auckland, Nova Zelândia
10. Sydney, Austrália
11. Seoul, Coréia do Sul
12. Toronto
13. Milão, Itália
14. Estocolmo, Suécia
15. Montreal, Canadá
16. Miami, Estados Unidos
17. Los Angeles, Estados Unidos
18. Helsinki, Finlândia
19. Hong Kong
20. Paris, França

O interessante é quando se mede os custos de uma cidade, incluindo o custo de aluguel. No caso canadense, o custo de aluguel parece ser baixo, quando comparado com outras metrópoles.

Ao incluir aluguel, Toronto passa da colocação de número 12 para 19, enquanto Montreal passa da 15ª à 26ª da lista.

Salários e poder de compra

Outro ponto interessante do estudo feito pela empresa Suíça, está relacionado aos salários e o poder de compra de seus cidadãos, levando em consideração o custo dos produtos básicos (e não tão básicos).

Sobre receita líquida (Salário Líquido), Montreal surpreendeu sua cidade vizinha (E as vezes rival) ao conseguir a 10ª posição, assim como a 11ª no quesito Salário Bruto. Ao contrário, Toronto conseguiu as posições 14 e 15, respectivamente.

Isso provoca um impacto nos índices de poder de compra, onde Montreal se qualificou entre as 20 melhores cidades. A metrópole de Quebec alcançou a 11ª posição com relação ao poder de compra, enquanto a vizinha de Ontário chegou apenas à 16ª.

Tudo isto reflete em alguns indicadores da vida cotidiana. Por exemplo, em Montreal são necessárias 32 horas de trabalho para poder comprar um Iphone 6 de 16gb. Já em Toronto, pelo contrário, se necessitam 37,2 horas de trabalho para comprar o mesmo produto.

Já em Zurique, que conta com o maior índice de poder de compra, são necessárias apenas 20,6 horas de trabalho para comprar o popular telefone da Apple.

A UBS destaca que este estudo foi realizado entre Março e Abril de 2015, analisando os preços de 122 produtos e serviços, os salários de 15 profissões diferentes em 71 cidades do mundo.

Durante o seu estudo, a UBS explica que em princípio analisaram 72 cidades, mas tiveram que retirar Caracas (Venezuela), por conta da complexa situação política e econômica do país, com grandes flutuações da inflação e taxa de câmbio. Sendo assim, os resultados não representariam as circunstâncias atuais.

Acesse ao estudo completo aqui (Arquivo em PDF): ubs-pricesandearnings-2015-en

 

Fonte: http://noticiasmontreal.com/155133/ubs-prices-earnings-toronto-montreal-canada-ciudades-costosas-mundo-salarios-2015/

Comentários Facebook