A província canadense de Alberta está vivendo um período mais otimista: a sua taxa de desemprego atual é a menor dos últimos dois anos. A região viveu uma crise relacionada ao segmento de petróleo, que é muito importante para a economia local, mas agora já vê algumas áreas com dificuldade do preenchimento das vagas em aberto, de acordo com a Federação Canadense de Negócios Independentes (Canadian Federation of Independent Business – CFIB).
Os números apontam que no terceiro trimestre de 2017, foram contabilizados cerca de 33.900 empregos não preenchidos em Alberta. Isto representa uma taxa 2,2% se considerada a proporção de postos de trabalho abertos em relação a todas as vagas disponíveis no setor privado. Um pouco antes, no segundo semestre deste ano, a mesma porcentagem era de 1,8%.
De acordo com o governo de Alberta, entre as profissões as quais mais terá escassez de mão-de-obra especificamente nesta província até 2020 estão:
Gerentes em construção e transporte
Profissionais de sistemas de informação
Enfermeiras supervisoras e enfermeiras registradas
Técnicos da área médica
Supervisores de vendas e serviços
Trabalhadores de assistência à infância e assistência domiciliar
Empreiteiros, operadores e supervisores em agricultura e horticultura
Somente como comparação, pensando no Canadá em geral, atualmente a maior taxa de vagas de emprego é em British Colúmbia, localidade em que pesquisas apontam que existem 60 mil postos de trabalho não preenchidos. Em todo o país os setores que mais precisam de trabalhadores são o varejo, hospitalidade e construção.
Muitos trabalhadores qualificados deixaram Alberta
No período de crise, muitos trabalhadores qualificados foram para outras partes do Canadá e agora diversas empresas sentem dificuldades em encontrar mão-de-obra à disposição. Isso vem sendo bastante percebido na área da construção civil, de acordo com informações de recrutadores deste segmento, o que inclui oportunidades para arquitetos, designers de interiores, profissionais especializados em cálculos, etc.
O excedente de vagas que é calculado em quase 34 mil empregos representa apenas metade das oportunidades que existiam antes do período de recessão. “Ainda há um longo caminho a percorrer antes de voltar para onde as coisas estavam em 2014”, disse o economista-chefe da CFIB, Ted Mallett, em entrevista para a CBC News Canada.
Novos investimentos impulsionarão a economia local
Recentemente, Alberta anunciou o aporte financeiro de $4 milhões em iniciativas que possuem o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico através de programas como: expansão e retenção de negócios, atração de investimentos, capacitação das pequenas e médias empresas, etc. Serão beneficiados setores como Energia, Agricultura, Silvicultura, Mineração, Turismo, entre outros.
“Os líderes locais sabem melhor como desenvolver as forças econômicas de suas comunidades. É por isso que continuaremos apoiando-os em projetos como estes para ajudar a garantir que as cidades de Alberta continuem a ser os melhores lugares do Canadá para fazer negócios”, disse em novembro deste ano, o ministro de Desenvolvimento Econômico e Comércio, Deron Bilous.
Para quem está pesquisando a respeito de Alberta, saiba que o salário mínimo atual é de $ 13,60 CAD por hora, que foi estipulado desde o dia 1 outubro em 2017, mas o governo local já anunciou que chegará a $ 15,00 por hora em 1 de outubro de 2018. A província tem cerca de 4.200 milhões de habitantes, fica na parte oeste do Canadá. A sua capital é Edmonton, e junto com a cidade de Calgary são economicamente partes importantes nesta região, e cidades cuja taxa de desemprego também caiu consideravelmente.
Um dos fatores que atraem muitos imigrantes para esta localidade é o fato de que os serviços hospitalares e médicos são gratuitos a partir de um seguro de saúde básico, o “Alberta Health Care Insurance Plan (AHCIP)”. Este benefício é garantido para os cidadãos e residentes permanentes do país, e também para quem mora nesta província de forma legal mesmo sendo um residente temporário. Entenda mais acessando o texto “O sistema de saúde em Alberta é gratuito!?”.
Quanto às temperaturas desta região, saiba que durante o dia variam de mais de 30° C quando se está em pleno verão, enquanto a chegada do inverno leva os termômetros até -20°C, em média. E para saber detalhes a respeito do processo de imigração para Alberta que está vigente clique aqui.
Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre as cidades, vistos e processos de imigração canadense com a Immi Canada! Email: contact@immi-canada.com
Fonte: http://www.cbc.ca/news/canada/calgary/unfilled-jobs-cfib-independent-business-employment-1.4444286 / work.alberta.ca/labour/occupational-demand-and-supply-forecast.html / https://www.alberta.ca/release.cfm?xID=5003321469EE5-FCD9-FCFE-F517F2749FC041CA / https://www.alberta.ca/index.aspx