Montanha, praia, neve, agitação, calmaria… as províncias e territórios do Canadá possuem ao todo mais de 35 milhões de habitantes, e individualmente há diferenças que vão desde o clima ao longo do ano e a paisagem, até a legislação. Essa realidade também existe quando falamos das cidades canadenses, e é preciso considerar diferentes aspectos no momento de escolher qual será o seu destino, como por exemplo, qual é o tamanho da população local.
Cada informação que você conseguir colher vale ouro e pode impactar na escolha final. Sabendo deste desafio, nós da Immi Canadá buscamos trazer diferentes temas, responder dúvidas e retratar como são as características, o modo de vida, as leis e demais dados de cada localidade. Temos a honra de estar há anos nesta missão de colaborar com o “projeto Canadá” de milhares de pessoas.
Hoje vamos responder a questão “Quais as cidades mais populosas do Canadá?”. Trazemos esta lista baseada no Censo 2016 (Statistics Canada), com alguns detalhes a respeito de cada uma delas. Para aqueles que procuram um lugar com um perfil bastante urbano, são as opções mais adequadas e que tem aquele clima mais de “cidade grande”.
- Toronto (Ontário)
Somente se tratando da cidade de Toronto, são cerca de 2,730,000 milhões de habitantes. Hoje este é um dos destinos escolhidos por milhares de imigrantes, e por isso é uma das localidades mais multiculturais do mundo. Trata-se da dona do terceiro maior sistema de transporte público da América do Norte e é um grande polo econômico e cultural.
Tudo é em grande proporção, como por exemplo, para quem gosta de ter contato com a natureza, são 1.600 parques públicos e 600 quilômetros de trilhas. As temperaturas no verão podem ultrapassar os 30 graus positivos, enquanto no inverno tem chance de marcar 20 graus negativos de sensação térmica.
Acesse o site oficial da cidade clicando aqui.
- Montreal (Quebec)
Com uma população de mais de 1,700,000 milhão de habitantes, nesta cidade é predominante o francês como idioma. Além de muitos habitantes, é também uma localidade que recebe milhares de turistas ao longo ano e possui famosas atrações como a “Basílica de Notre Dame” e o “Parque Mont Royal”.
A parte gastronômica de Montreal também é destaque, inclusive com um vasto cardápio do famoso “poutine” (prato basicamente composto por batata frita, queijo e molho de carne), originário de Quebec. Por lá ainda há tradicionais universidades como a “Université de Montreal”, “Concordia University” e a “McGill University”.
Acesse o site oficial da cidade clicando aqui.
- Calgary (Alberta)
Em terceiro lugar no ranking está Calgary, que contabiliza 1,239,220 milhão de habitantes e está localizada na província de Alberta. Por lá estão boa parte das empresas petrolíferas do país, por isso esse é um mercado que dita muito a economia local, ou seja, se está em baixa ou em alta interfere diretamente na cidade.
Além deste aspecto, em termos de temperatura o verão é quente e o inverno bem rigoroso, há a presença de muitos lagos e belas paisagens, com uma história que tem mais de 100 anos. Calgary ainda é famosa pelo evento do universo country chamado “Stampede”.
Acesse o site oficial da cidade clicando aqui.
- Ottawa (Ontario)
Ottawa, a capital do país, tem uma população de mais de 934 mil habitantes e o turismo também mantém a cidade movimentada o ano inteiro. Entre as principais atrações estão o “Canal Rideau”, a “Colina do Parlamento” e a “Galeria Nacional do Canadá”, além de diversos festivais.
Vale destacar que a cidade ficou com a oitava posição no ranking “Melhores cidades do Canadá para crianças”. Atualmente, o setor público é um dos maiores empregadores, mas também há grandes empresas que contribuem com a economia local.
Acesse o site oficial da cidade clicando aqui.
- Edmonton (Alberta)
Hoje cerca de 932 mil pessoas vivem em Edmonton, a segunda mais populosa cidade da província de Alberta. As atividades ligadas ao petróleo também representam grande parte da força de sua economia, que conta ainda com as áreas de Turismo, produção de papel, madeira, entre outras.
Edmonton também é famosa pelo “West Edmonton Mall”, considerado o maior shopping da América do Norte, que além de possuir 800 lojas, entre outras atrações, abriga um parque aquático e um de diversões. A Universidade de Alberta, que recebe centenas de estudantes por ano, está localizada em Edmonton.
Acesse o site oficial da cidade clicando aqui.
Cidades que mais crescem
Além das localidades mais populosas do Canadá citadas acima, vale dizer também que outras cidades se destacam não por sua grandiosidade no número de habitantes, mas sim pela alta taxa de crescimento. Confira o ranking desses lugares, população atual e o aumento em porcentagem, de acordo com a publicação “Moneysense.ca” de 2017, relativa aos últimos cinco anos:
1 Airdrie (Alberta) – população de 55,877 e crescimento de 3.8%
2 Chestermere (Alberta) – população de 19,022 e crescimento de 3.6%
3 Beaumont (Alberta) – população de 17,092 e crescimento de 3.4%
4 Mirabel (Quebec) – população de 52,054 e crescimento de 3.3%
5 Cochrane (Alberta) – população de 22,267 e crescimento de 3.3%
6 Milton (Ontario) – população de 107,247 e crescimento de 3.3%
7 Leduc County (Alberta) – população de 30,848 e crescimento de 3.2%
8 Okotoks (Alberta) – população de 30,743 e crescimento de 3.2%
9 Fort Saskatchewan (Alberta) – população de 24,109 e crescimento de 3.1%
10 Spruce Grove (Alberta) – população de 32,595 e crescimento de 3.0%
11 Hanover (Manitoba) população de 17,207 e crescimento de 3.0%
12 Sainte-Sophie (Quebec) população de 16,247 e crescimento de 2.9%
13 Saint-Colomban (Quebec) população de 15,775 e crescimento de 2.8%
14 Lake Country (British Columbia) população de 14,078 e crescimento de 2.7%
15 Whitchurch-Stouffville (Ontario) população de 45,683 e crescimento de 2.6%