A crise vivida em alguns países nos últimos anos, entre eles o Brasil, é um dos fatores para o expressivo aumento da busca por informações sobre o mercado de trabalho no Canadá, cuja economia está em crescimento. Portanto, neste exato momento, várias potenciais candidatos estão pesquisando vagas e há também as empresas focadas em obter os números que explicam como está a realidade canadense neste sentido, considerando as suas diferentes localidades… e estamos sempre de olho nestes resultados!
Recentemente, foi divulgado o relatório “4th Annual Express Employment Professionals – Top 50 Hot Job Markets in Canada”, da empresa Express Employment Professionals, que atua no mercado de recrutamento e seleção no Canadá, Estados Unidos e África do Sul. Selecionamos alguns dos dados importantes a respeito do que foi constatado.
Destaque
As informações colhidas desta pesquisa indicaram como destaque Quebec, se considerados o número de empregos disponíveis a cada 1.000 habitantes e também em termos de vagas abertas se tratando das demais províncias. Outro fator observado é que entre essas oportunidades, grande parte estão ligadas ao mercado de vendedores do setor de varejo e ajudantes na área de distribuição. A cidade de Montreal é uma das que tem bons índices de empregabilidade nesta região, entre as grandes cidades (mais de 250 mil habitantes).
A empresa responsável pela pesquisa “Top 50 Hot Job Markets in Canada” afirma até que se percebe dificuldades em encontrar trabalhadores de certas áreas. De acordo com a estatística de Canadá, Quebec tem uma taxa de desemprego de 5,8 por cento, uma das mais baixas do país, sendo a menor registrada na província desde o ano de 1976.
Segundo o site oficial do governo do Canadá, o “Job Bank”, no país em geral, os cinco setores que apresentaram crescimento em vagas de trabalho se comparado o primeiro trimestre deste ano com o de 2016, são:
Administrativos e serviços de suporte
Hospedagem e serviços de alimentação
Serviços profissionais, científicos e técnicos
Construção
Transporte e armazenamento
Vale lembrar que ao acessar o site “Job Bank” é possível conferir oportunidades profissionais no país, e ainda diversas informações ligadas a pesquisas realizadas no mercado de trabalho. Saiba mais a respeito desta importante ferramenta na matéria “Trabalho no Canadá: você conhece o Job Bank?”.
Os resultados da pesquisa
Portanto, pode-se afirmar que os resultados obtidos pela Express Employment Professionals apontaram como o local cujo mercado de trabalho está hoje mais aquecido é a pequena Saint-Hyacinthe (Quebec). E há mais oportunidades em Vancouver (British Columbia) se considerarmos as cidades cuja população ultrapassa 250,000 habitantes, sendo que a província em si também se destaca ainda com localidades como Victoria, North Vancouver e Kelowna.
Ao falarmos de Ontário, que tem Toronto como a maior cidade em termos de população do país, quando o assunto é mercado de trabalho estão em alta Newmarket, Mississauga, Brantford e Barrie. Confira em seguida alguns dos rankings elaborados a partir do relatório o qual utilizamos como fonte.
Mercados de trabalho mais aquecidos em 2017 (principais cidades canadenses com mais de 250 mil habitantes), considerando o número de vagas a cada mil moradores e média entre 2.82 em Vancouver, British Columbia e 2.46 em Mississauga, em Ontario:
- Vancouver (BC)
- Laval (Quebec)
- Edmonton (Alberta)
- Montreal (Quebec)
- Gatineau (Quebec)
- Mississauga (Ontario)
Mercados de trabalho mais aquecidos em 2017 (províncias):
- Quebec – 4.45 vagas /1.000 habitantes
- Prince Edward Island – 3.32
- Saskatchewan – 3.09
- Alberta – 2.18
- Nova Scotia e British Columbia (empate) – 2.07
Ao todo são 12 cidades de Quebec que lideram, respectivamente, o ranking 2017 das cidades que apresentaram os maiores números de vagas a cada mil moradores, sendo elas:
Saint-Hyacinthe – média de 11.35 vagas por cada mil habitantes, Drummondville – 10.98, Brossard – 10.97, Levis – 7.79, Granby – 7.54, Saint-Jerome – 6.48, Trois Rivieres – 6.43, Saint-Jean-sur-Richelieu – 5.42, Sherbrooke – 5.41, Mirabel – 5.01, Terrebonne – 5.01 e também Longueuil – 4.93.
Na sequência desta mesma lista citada acima, e considerando no total 30 localidades, temos:
Victoria (BC) – 4.71 vagas/1.000 habitantes
Moncton (New Brunswick) – 4.4
Regina (Saskatchewan) – 4.4
Wood Buffalo (Alberta) – 4.01
Grande Prairie (Alberta) – 4
Saguenay (Quebec) – 3.34
Repentigny (Quebec) – 3.33
Shawinigan (Quebec) – 3.28
Saskatoon (Saskatchewan) – 3.24
North Vancouver (BC) 2.97
Vancouver (BC) 2.82
Kelowna (BC) 2.73
Laval (Quebec) – 2.71
Edmonton (Alberta) – 2.7
Fredericton (New Brunswick) – 2.69
Montreal (Quebec) – 2.64
Saint John (New Brunswick) – 2.61
Red Deer (Alberta) – 2.6
Confira a lista completa com as 50 cidades clicando aqui.
Extra!!
Aproveite para ler também as matérias:
“O Canadá precisa de engenheiros?”
Fonte: tradução/adaptação www.expresspros.com