Difícil acreditar, mas o furto de bicicletas em Vancouver é algo, relativamente, comum no dia a dia dos Vancouverites.
Muitas pessoas optam por esse meios de transporte para ir ao trabalho, ir tomar um café, passear, e às vezes deixam a “bici” do lado de fora do local e quando voltam… Pois é, já não está mais lá!
A pessoa vai até a delegacia, registra a ocorrência, porém são poucos os casos onde a bicicleta é recuperada.
Pensando nisso, um dos criadores do XBox, J Allard desenvolveu o Projeto 529, um programa de registro de bicicletas, que foi adotado e aprovado pelo Departamento de Polícia de Vancouver.
Allard teve a ideia após alguns anos de ter a sua bicicleta roubada. Ele disse ao Vancouver Sun agradecer ao ladrão por isso.
“Quero primeiramente agradecer o ladrão que roubou a minha bicicleta quatro anos atrás“, disse Allard nesta segunda-feira (26), no dia que marca o início do Bike to Work Week.
Vancouver é a primeira cidade do Canadá e EUA a adotar este tipo de programa.
O registro é feito Online e demora cerca de cinco minutos. Minutos esses que aumentarão as chances de ter a bicicleta recuperada em caso de roubo ou furto.
O criador do projeto também espera que o adesivo inviolável que virá com o número do registro iniba a ação dos ladrões.
Até a presente data, 2.705 bicicletas foram roubadas/furtadas em Vancouver, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com os dados da polícia.
Muitas bicicletas são recuperadas atualmente, porém a dificuldade de encontrar o proprietário é tão grande, que apenas 10% são devolvidas.
O Departamento de Polícia de Vancouver (VDP) espera receber 10.000 registro nos próximos três anos.
A população aprovou a iniciativa e já iniciou os registros em algumas tendas do projeto 529 Garage montadas pela cidade e que funcionarão durante esta semana.
Se você está em Vancouver, procure por uma das tendas ou acesse: https://project529.com/garage
O projeto também tem um aplicativo para Smartphone!