2013 foi um ano importante no mundo da imigração canadense. Alguns dos maiores programas de imigração do país foram abertos, fechados ou alterados, e alguns novos programas criados. Agora em 2014, as coisas começam a acontecer.
O CIC Notícias, o site de notícias oficial da Imigração Canadense, relembra os grandes destaques da imigração do país no ano que passou e fala um pouco sobre o que o novo ano está por trazer:
Destaques Recentes
Reabertura do Federal Skilled Worker Program: O Federal Skilled Worker Program começou a aceitar aplicações mais uma vez em 4 de maio de 2013. Em seu estado atual , o programa está aberto à pessoas com experiência em uma das 24 ocupações elegíveis. Um total de 5.000 inscrições serão aceitas até 30 de abril.
Criação do Entrepreneur Start-Up Visa Program: Em 1 º de abril , o mais novo programa de imigração de 2013 do Canadá começou a aceitar aplicações. O Entrepreneur Start-Up Visa Program tem como alvo principal empresários inovadores de todo o mundo e fornece -lhes assistência na construção de sua empresa após chegar ao Canadá.
Quebec Skilled Worker Program Changes : Em 01 de agosto de 2013 uma série de alterações ao Quebec Skilled Worker Program entraram em vigor. Incluindo o fim das restrições de elegibilidade para áreas específicas de formação / campos de estudo. No momento, todos os candidatos qualificados e semiqualificados podem agora ser elegíveis para o programa, desde que preencham os requisitos básicos. Além disso, um limite máximo de 20.000 aplicações foi colocado em prática, com duração até 31 de março de 2014.
Mudanças de Canadian Experience Class: Em 09 de novembro de 2013 um limite máximo global de 12.000 aplicações foi colocado em prática para o Canadian Experience Class. Além disso, algumas profissões já não são agora elegíveis para o programa e um máximo de 200 pedidos serão aceitos por ocupação para os candidatos com experiência canadense em ocupações que são classificados com o nível NOC B.
Mudanças no Temporary Foreign Worker Program: A partir de 31 de julho de 2013 uma série de alterações ao Temporary Foreign Worker Program, particularmente no processo de aplicação do Labour Market Opinion (LMO), já estão em vigor.
Algumas modificações:
1)Os candidatos agora devem pagar uma taxa de processamento no valor de CAD$275 por posição desejada no LMO;
2)Nenhum outro idioma, exceto Inglês ou Francês , poderá ser colocado com requisito. Caso seja necessário outro idioma, esse requerimento será solicitada uma explicação;
3)Requisitos mínimos de publicidade têm mudaram de 2 semanas para até 4 semanas;
4)Os empregadores devem agora responder a perguntas sobre o impacto de suas contratações estrangeiras no mercado de trabalho;
5)Os empregadores não podem mais pagar aos trabalhadores até 15% abaixo do salário vigente em suas ocupações.
Introdução de Requisitos Biométricos para alguns residentes temporários: Indivíduos de países designados que chegam ao Canadá para visitar, trabalhar ou estudar serão obrigados a apresentar impressões digitais e fotografias antes da chegada. Esta exigência está sendo feita de maneira gradual, país por país.
Novas Regras para o Spousal Sponsorship: Duas novas regras já estão em vigor sobre Spousal Sponsorship:
1)Os indivíduos que recebem canadense Residência Permanente por meio do Spousal Sponsorship não pode , por sua vez patrocinar um cônjuge estrangeiro por um período mínimo de cinco anos;
2)Legítima Cláusula relacionamento: Esta regra aplica-se aos casais que estão em um relacionamento por dois anos ou menos e não têm filhos em comum. Será emitida ao cônjuge patrocinado uma residência permanente condicional. Uma vez que o casal viveu no Canadá, em uma “relação legítima” por dois anos, as condições serão levantadas a partir de residência permanente do cônjuge .
Reabertura do Parent and Grandparent Sponsorship Program: Em 02 de janeiro de 2014 o Parent and Grandparent Sponsorship Program reabriu após 2 anos para receber um máximo de 5.000 novas aplicações. A moratória sobre novas aplicações já estava em vigor desde 2011.
Quebec Investor Program Resumidamente Reaberto: O Quebec Investor Program abriu as portas em Agosto com 1.750 oportunidades. Devido à popularidade do programa, o limite de 1.750 foi preenchido no mesmo mês de reabertura.
2014: Olhando para o futuro
Em outubro de 2013, o ministro da Cidadania e Imigração do Canadá, Chris Alexander, anunciou planos gerais para a imigração em 2014. De modo geral, o governo pretende reforçar os seus programas de imigração econômica, mantendo a reunificação familiar e os compromissos de refugiados de alta prioridade.
Talvez o mais interessante, porém, é que 2014 deverá ser um ano de preparações para quando o Canadá adotará um novo modelo de seleção para imigração econômica em 2015. O governo tem sido transparente sobre suas intenções para adotar um Sistema de Manifestação de Interesse, esse que vai ajudar a trazer a imigração de acordo com as metas econômicas do Canadá e melhorar o processo de imigração como um todo. Embora os detalhes do programa ainda não foram anunciados, já existe uma boa quantidade de informações disponíveis detalhando que um sistema de EOI será semelhante no Canadá.
Quer saber mais sobre os 60 Programas oferecidos pela Imigração Canadense? Entre em contato conosco!
Fonte: http://www.cicnews.com/2014/01/year-immigration-013140.html