fbpx

Muita gente quer vir para o Canadá com o intuito de fazer um curso, seja uma faculdade, uma pós ou até mesmo um college, com um conteúdo voltado para o lado técnico e prático, para ganhar mais conhecimento e agregar valor ao currículo. Com a informação de que estudantes de ensino superior em cursos de tempo integral podem trabalhar desde o início das aulas, fica a pergunta: como que faz para trabalhar, se o curso é integral?

Elementar, caros padawans. O curso integral nem sempre significa que você terá que ficar nas salas de aula de manhã até de noite. Cada universidade (ou college) tem sua própria definição de “integral”, e, em muitos casos, os cursos permitem que o aluno tenha algum tempo livre durante a semana. E é esse tempo livre que muitos estudantes (canadenses e estrangeiros) aproveitam para fazer alguma graninha.

O único problema, muitas vezes, são os horários complicados dos cursos. Pode ter semestre em que você fará aulas de manhã em um dia, e de tarde no outro. E aí pode parecer impossível arranjar algum emprego que aceite essa carga horária maluca. Ainda assim, nem tudo está perdido.

Por aqui, é muito comum que estudantes universitários arrumem emprego de meio período em lugares como fast-food, cafeterias e restaurantes. A vantagem de tais lugares é justamente trabalhar com o esquema de “turnos”, permitindo maior flexibilidade. Ou seja, se seu horário de estudos é bem variado, basta explicar sua disponibilidade ao empregador, que ele montará sua agenda de trabalho de acordo com ela (se estiver disposto, pode até mesmo trabalhar aos fins de semana). Acredite, muitas empresas do ramo estão acostumadas a receber alunos com horários complicados e, por causa disso, já sabem como se adaptar. No final das contas, tudo dá certo, tanto para o empregador, quanto para o estudante.

E se você por acaso está torcendo o nariz para esse tipo de emprego, pode parar por aí! Aqui não tem preconceito com nenhum tipo de trabalho, e não é porque você é universitário que só deve arranjar estágio na sua área de estudos. Muito pelo contrário: lojas, cafés e restaurantes estão cheias de alunos de curso superior, que tentam juntar um dinheiro durante seu tempo livre. E quando chega o verão, muitos ainda alteram sua disponibilidade para tempo integral, para poder aumentar ainda mais os seus rendimentos.

Naturalmente que, ao trabalhar em meio período, você não vai conseguir juntar dinheiro o suficiente para pagar todas as contas da casa. Tais empregos pagam o funcionário por hora trabalhada, ou seja, quanto mais horas você pegar na semana, maior será seu salário (lembrando que o limite é de 20 horas durante as aulas). E o valor por hora, claro, varia de província para província, e de emprego para emprego. Para ter uma noção, em Alberta o salário mínimo é de CAD $11.20/hora. Se estiver a cata de algum trabalho como os mencionados neste texto, espere ganhar pelo menos isso (ou mais um pouco, dependendo da empresa).

E mesmo que o dinheiro não seja suficiente, ainda assim é uma boa ajuda no bolso. Sem falar na experiência adquirida. Isso mesmo, experiência profissional e pessoal. Lidar com o público, estar empregado em uma empresa canadense, aprimorar o inglês, conhecer pessoas… dá para fazer uma lista enorme com tudo de bom que um emprego de meio período pode proporcionar!

Então, se vir estudar no Canadá está nos seus planos, considere a opção de arrumar um emprego part-time. Com certeza você aprenderá muito mais do que pensa.

Comentários Facebook