E 2017 já chegou cheio de energia positiva! Um novo ciclo se inicia e com ele muitos projetos também saem do papel, não é mesmo? Se o Canadá faz parte dos seus planos é bom saber que ainda em 2016 o governo deste belo país da América do Norte fez um importante anúncio para os brasileiros: a partir do mês de maio deste ano o Brasil será beneficiado com o eTA (Electronic Travel Authorization ou a Autorização Eletrônica de Viagem).
Isso simplifica e agiliza a entrada no Canadá com o “Visto de Turismo”, para passeio ou até mesmo para realizar um curso de no máximo 24 semanas. A medida é válida para quem atende determinados critérios, que serão explicados logo abaixo. Porém, antes da data estipulada e para quem que não se enquadrar nos requisitos, continuará valendo o processo que consiste em apresentar documentos e fazer as devidas comprovações, como por exemplo, a de renda, conforme destacamos na matéria “Qual a quantia ideal para visto de Turista?”.
O que é uma “Electronic Travel Authorization”?
Cidadãos de muitas nacionalidades já possuem o direito de pedir a “Electronic Travel Authorization”, e dentro de alguns meses o Canadá irá oficialmente permitir que o nosso país também seja beneficiado por este sistema mais simples. Trata-se de uma Autorização Eletrônica de Viagem a qual as pessoas habilitadas estarão isentas do tradicional processo de pedido de “Visto de Turismo”, desde que realize a entrada por via aérea.
Desta forma, quem tiver interesse de vir para o Canadá como turista tem a possibilidade de solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA), se:
– Já possui um visto americano válido OU que tenha recebido um visto canadense nos últimos 10 anos.
Desta forma, para solicitar esta autorização é preciso seguir os passos listados abaixo:
- Esperar a data estipulada pelo governo do Canadá: em primeiro lugar, para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem, eTA, é necessário aguardar o dia 1º de Maio de 2017. Antes desta data, mesmo quem atende aos critérios exigidos para obter essa permissão, terá que aplicar para o visto de entrada no país processado no modelo vigente.
- Fazer a solicitação do eTA no site oficial: é preciso entrar no endereço eletrônico http://www.cic.gc.ca/, preencher o formulário específico para solicitação do eTA, e na sequência pagar a taxa de $7,00 dólares canadenses. A autorizado pode ser imediata ou demorar um tempo maior, estipulado a critério da Imigração.
- Providencie a impressão… e pronto! Depois que houver a autorização, basta imprimí-la e apresentar junto com o passaporte na hora do embarque. O documento terá validade por 5 anos ou irá expirar na data do passaporte, o que acontecer primeiro.
E mais!
Confira mais detalhes na matéria especial “eTA para Brasileiros – Dúvidas Frequentes”.
Tem alguma dúvida a respeito de como tirar um “Visto de Turista”? Nós podemos te ajudar… basta clicar aqui.