fbpx

Você conhece algum casal que veio para o Canadá com o objetivo de um estudar e o parceiro trabalhar? Você está pensando seriamente em vivenciar com o seu cônjuge essa experiência no exterior? Se você se identificou com uma das duas situações, continue lendo! Seja para entender melhor o que os seus amigos decidiram fazer em terras canadenses, ou obter informações importantes para o seu planejamento, vamos explicar um pouco mais a respeito desta que é a forma que muitos casais encontraram de se qualificar profissionalmente e ao mesmo tempo atuar no mercado de trabalho local.

Tomando a decisão…

As regras do governo do Canadá permitem que as pessoas legalmente casadas ou comprovadamente em união estável com estudantes de ensino superior de College ou Universidade pública, possam solicitar o visto de trabalho (work permit). Desta maneira, os parceiros são autorizados a exercer uma função remunerada em período integral durante o tempo em que o companheiro está no curso.

Portanto, a realidade comprova que esta possibilidade tem sido cada vez mais a escolha de casais de diferentes idades, que juntos decidem viver um período no exterior. Com esta opção, objetiva-se principalmente unir a questão da qualificação e ao mesmo tempo a chance de capitalizar para custear as despesas no novo país.

A decisão de quem da dupla irá para a sala de aula é um dos momentos mais importantes dentro deste planejamento. A empregabilidade, por exemplo, deve ser levada em consideração, pelo fato de que aquele cuja área de atuação profissional tenha maior demanda na província de destino, pode ter mais chances no momento de conseguir uma vaga. Já o domínio do idioma inglês também pode definir quem está mais preparado para encarar o desafio de aprender em uma língua diferente da materna.

Nesta hora tem que se conversar bastante, ponderar todas as variáveis e somente depois bater o martelo! Felizmente, neste momento de pensar muito nas diversas questões que envolvem a definição do papel de cada um, existem empresas especializadas, como a 3RA Intercâmbio, que prestam uma consultoria completa e auxiliam quanto ao melhor caminho a seguir.

 Ok, eu vou estudar… mas também consigo trabalhar, certo?

O parceiro que for o escolhido para estudar poderá trabalhar também, porém existe a exigência de que não deverá ultrapassar a carga horária de 20 horas semanais durante o período de aulas. Já nas semanas de férias escolares, e sempre respeitando o calendário e todas as regras específicas do curso escolhido, é possível trabalhar fulltime. Se dedicar aos estudos e ao mesmo tempo ter uma vida profissional não é das tarefas mais fáceis, mas é possível e é a realidade de muitas pessoas no Canadá, que mesmo sendo o estudante da dupla, consegue contribui com os custos domésticos.

Outra vantagem para aqueles que concluem um curso de nível superior em um College ou Universidade pública canadense, é que se habilita a solicitar o PGWP, o Post Graduation Work Permit, que é uma permissão para poder trabalhar regularmente em tempo integral após o término do curso, e assim permanecer por um tempo extra no país. Essa chance varia de acordo com o período de estudo. Aqueles que realizam um programa de 12 meses, por exemplo, podem receber a autorização de ficar até um ano, e quem cursar a partir de 2 anos de estudos, pode obter no máximo 3 anos adicionais.

Assim, quando o estudante consegue o PGWP e tem um trabalho full time, desde que a função esteja dentro dos NOCs 0, A ou B (National Occupacional Classification, que classifica os empregos no país), terá ainda o direito de solicitar para o seu companheiro o documento que permite que ele também possa atuar profissionalmente.

Enquanto não houver esse contrato, o cônjuge precisará manter a estadia no Canadá por intermédio de um visto de Turista ou de Estudante (se fizer a matrícula em um curso, invertendo os papéis). É preciso aguardar a possível oferta de trabalho do companheiro que possui o PGWP para posteriormente encaminhar a solicitação das devidas permissões.

Saiba mais detalhes a respeito destas regras em “PGWP – Prazos e Documentos Necessários – Entenda melhor” e “Chegou o momento de aplicar ao PGWP – Como ficam os meus acompanhantes?”.

 

 

 

 

Comentários Facebook