fbpx

Aposto que você não sabia, mas Edmonton tem o apelido de Festival City. Sim, isso mesmo: não é só Toronto e Vancouver que bombam de evento, arte e entretenimento o ano todo! Aqui também tem muita coisa legal acontecendo.

Muitos dos eventos já fazem parte do calendário oficial da cidade. São dezenas deles, muitos ligados à música e gastronomia. Jazz, country, rock e até música indie tem seu lugar ao sol aqui na capital de Alberta. Vamos conhecer de perto alguns deles?

SONY DSC

 Gastronomia

Festivais de gastronomia são meus preferidos! Neles você tem acesso a um monte de pratos diferentes por preços acessíveis, e tem a chance de agradar seu paladar gastando pouco. Essa é a pegada do Taste of Edmonton, um evento que já faz parte da cidade há 31 anos. Acontece todo verão, por volta de julho, e traz representantes de mais de 50 restaurantes e food trucks para servirem o que têm de melhor em seus estabelecimentos. E se você se empolgar, ainda pode participar dos workshops variados que são oferecidos, todos com temática gourmet, claro. O evento é tão popular que costuma atrair cerca de meio milhão de pessoas todos os anos para a Churchill Square, local que hospeda o festival.

Se o que você gosta é conhecer as tradições culinárias de outros povos e culturas, o Heritage Festival é uma boa pedida. Todo mês de agosto, dezenas de países se reúnem para mostrar sua culinária típica e sua cultura. Este ano foram mais de 80 nações representadas, desde a Sérvia até nosso querido Brasil. O evento ocupa um parque enorme com barraquinhas espalhadas e apresentações temáticas por toda a parte. É muito bonito ver tantas culturas se misturando em clima de alegria, e é muito bacana provar pratos exóticos de países tão distantes como Afeganistão ou Croácia. Com isso, o Heritage Festival mostra que nem só de França, Itália e Japão se faz um festival gastronômico internacional.

K-days

Arte e Cultura

 O próprio Heritage Festival pode ser considerado um evento cultural, já que promove justamente as particularidades de cada país, mas Edmonton tem muitos outros eventos a oferecer. Para quem gosta de teatro, por exemplo, precisa conhecer o Fringe Festival. Para quem não sabe, fringe é a classificação dada a peças experimentais, geralmente de companhias independentes e pequenas, com apresentações mais curtas do que o teatro tradicional. Essa modalidade se espalhou pelo mundo afora, e várias cidades do mundo possuem sue próprio Fringe Festival. O de Edmonton, no entanto, é o maior e mais antigo do gênero em toda a América do Norte!

O Fringe Festival acontece em agosto, espalhado pela cidade. Várias locações viram palco dos espetáculos, que podem acontecer em lugares fechados ou abertos. O evento é bem popular e ano que vem comemora 35 anos de existência!

SONY DSC

Outra atração imperdível para quem curte teatro é o Freewill Shakespeare Festival, totalmente voltado às obras do bardo inglês. Todo ano, a produção do evento escolhe duas peças shakesperianas para apresentar ao público durante algumas semanas do verão.

Já os amantes da sétima arte podem se deliciar com o Edmonton International Film Festival. Como o nome já diz, o evento é na verdade uma mostra de cinema internacional, com projeções de filmes que você pode nem ter chance de ver no cinema, já que muitas produções independentes e internacionais são exibidas. O Brasil este ano mandou seu representante, com o filme “Que horas ela volta?”, que aqui ficou conhecido como “The second mother”.

Outra opção bacana para os artistas de plantão é passear pela Art Walk da Whyte Avenue. Todo ano, vários artistas plásticos se reúnem na Whyte Avenue, no charmoso bairro de Old Strathcona, para expor suas obras de arte nas calçadas da avenida durante um fim de semana. Sâo quatro quilômetros e mais de 450 estandes com pinturas, gravuras, esculturas, fotografias…. tudo a mostra para quem quiser conhecer, e à venda para quem quiser levar para casa. O Art Walk acaba se revelando uma ótima chance para descobrir novos talentos e garimpar tesouros que de outra forma você nem teria conhecimento.

Música

Não, aqui não tem Rock in Rio nem Lollapalooza, mas mesmo assim não deixa a desejar no quesito música. Edmonton conta com uma programação efervescente e oferece opções bem ecléticas para ninguém botar defeito.

O Sonic Boom é um participante de peso no cenário musical. O festival, que ocupa dois dias de setembro no calendário da cidade, traz bandas de rock alternativo para o delírio dos fãs. Se você acha que nunca vai conseguir ver shows de bandas pouco conhecidas da grande mídia, como Tokyo Police Club, Tenacious D e The Flaming Lips, pode comemorar: o Sonic Boom é cheio delas! E corre que os tíquetes para 2016 já estão a venda!

SONY DSC

Se você prefere uma coisa mais sossegada, que tal ouvir uma orquestra sinfônica ao ar livre? Essa é a proposta do Symphony Under the Sky, evento organizado pela Orquestra Sinfônica de Edmonton e que faz quatro noites temáticas com músicas clássicas e temas populares, como trilhas sonoras de Hollywood e as músicas do filme Fantasia, da Disney – temas que estiveram presentes na programação deste ano.

Claro, muitos outros festivais fazem parte da cena cultural da cidade. Aqui nós contamos com o Folk Music Festival, o International Jazz Festival, o Rock Music Festival, o Blues Festival e até o Latin Festival. Enfim, tem para todos os gostos!

Cultura Nerd

Claro que eu, fiel representante nerd aqui do projeto Apaixonados pelo Canadá, não poderia deixar de falar desses eventos que mexem com nossos corações geeks. O primeiro deles é o Animethon, uma convenção anual de animes que dura três dias e já é considerado um dos maiores do Canadá. O evento acontece sempre no campus da universidade MacEwan, próximo ao centro da cidade. Vários dubladores sempre são convidados a palestrar e participar do evento – o que talvez não seja um grande atrativo para o povo brazuca, que provavelmente só assiste anime em português ou japonês mesmo. Ainda assim, o evento é super bacana e indispensável para os fãs.

Outro evento imperdível é o Edmonton Comic and Entertainment Expo (aquele do vídeo, vocês viram?). Ele aborda de maneira mais abrangente a cultura pop, com estantes vendendo de tudo relacionado a séries, quadrinhos, animes, games, filmes e tudo mais que você pode imaginar do mundo nerd. Os convidados também vão ser mais conhecidos, como atores e produtores de séries de sucesso, por exemplo. E claro, um concurso de cosplay para ninguém botar defeito! O pessoal capricha e são muito simpáticos na hora de bater uma foto com você.

E tome mais evento!

Preciso fazer duas menções honrosas neste post: a primeira é o K-Days, evento mais do que querido aqui em Edmonton que é aquela típica Carnival Fair que a gente só vê nos filmes e séries gringas. Barraquinha de comida típica (tudo fritura e doce – mas que delícia, meu povo!), aquelas brincadeiras que parecem de festa junina, onde você concorre a ursões de pelúcia, e os brinquedos de parque diversão mais mambembes: tudo isso tem no K-Days e vou te falar: é legal demais! Se joguem no K-Days porque vale a pena!

E a outra menção é o Pride Festival, a parada do Orgulho Gay aqui de Edmonton. É o Edmonton Pride Festival que geralmente abre as comemorações do Orgulho Gay pelo Canadá, com um desfile com carros alegóricos e um dia inteiro de músicas, performances e muita gente bacana reunida – tudo no maior clima de respeito às diferenças. O evento é super pacífico e a cidade participa de coração aberto, inclusive com famílias inteiras e crianças pequenas – mesmo Alberta sendo uma província super conservadora. Há esperança nesse mundo, gente!

 

Fotos por: City of Edmonton

Comentários Facebook