fbpx

O Canadá possui belas cidades e cada uma delas tem suas características marcantes, o verdadeiro “jeitão” que encanta e faz com que o país esteja entre os melhores do mundo, principalmente quando se trata de qualidade de vida. Desta vez, selecionamos apenas cinco dos muitos motivos que atraem milhares de pessoas para Toronto todos os anos.

Confira então algumas particularidades desta metrópole canadense:

  1. Encontro de muitas culturas

Eis que você entra no metrô e escuta um casal falando em japonês, logo à frente há um grupo de estudantes conversando em espanhol, ao lado duas senhoras se comunicam em francês e ainda percebe mais alguns outros idiomas que não consegue identificar quais são. Esta é uma cena fictícia, mas que pode de fato acontecer em um belo dia em Toronto, devido a sua forte característica multicultural.

A maior cidade do Canadá recebe pessoas do mundo inteiro e não é exagero afirmar que hoje existem mais de 140 línguas e dialetos circulando pelas ruas, realidade que neste quesito ela se destaca em relação aos demais pontos do planeta. Solitários viajantes, casais ou famílias inteiras chegam para passear, estudar, fazer negócios e também fixar residência. Todos desembarcam dos mais diversos lugares, de perto ou de milhares de quilômetros de distância.

Entre os resultados desta mistura está inclusive a presença de bairros com a concentração de determinados povos, como a Chinatown, a Little Italy e a Little Portugal, somente como exemplos. Além disso, encontram-se os mais variados comércios como restaurantes e mercados, que trazem para Toronto um pouco dos produtos que fazem parte da vida das várias culturas, o que inclui também os itens típicos do Brasil!

Toronto park

Toronto possui mais 1.500 parques espalhados por toda a cidade 

  1. Milhares de parques para se divertir

Ao fazer uma caminhada por Toronto se descobre muitos espaços arborizados, afinal de contas são mais de 1.500 parques públicos! Um dos mais famosos e também o maior deles é o High Park, que todos os anos é visitado por aproximadamente 1 milhão de pessoas. Portanto, no verão estes são alguns dos lugares ideais para caminhar, andar de bicicleta, fazer um piquenique no final da tarde. Quem tem criança pode explorar as centenas de áreas de parquinhos super bem conservados.

Quando o inverno se aproxima, diversos locais destes que são palcos de diversão em dias quentes acabam se transformando em oportunidades de praticar a patinação no gelo. Isso mesmo! Há mais de 50 pistas congeladas em áreas abertas para que todos possam brincar gratuitamente. A prefeitura de Toronto também promove atividades recreativas neste período, o que inclui aulas de patinação artística nos dias de frio. Mas também são organizadas outras atrações para a população.

CN - Toronto

  1. Agenda cheia de shows e demais eventos o ano inteiro

Para aqueles que gostam de participar de grandes eventos como shows, torneios esportivos e espetáculos, essa cidade é o lugar certo. Para se ter uma pequena noção, somente em 2016 foram incluídos na agenda local a apresentação de nomes da música como a cantora Beyoncé, Rihana, Iron Maiden, Black Sabbath, Adele, Guns N’ Roses, Duran Duran, Bryan Adams, e por aí vai.

Se você gosta de cinema, todos os anos tem o TIFF, o Festival Internacional de Cinema de Toronto, quando por um tapete vermelho passam atores, atrizes e cineastas mundialmente famosos. O canadense Cirque du Soleil também sempre traz uma programação especial anualmente, assim como há um rico universo de peças de teatro e mais as dezenas de festivais, com destaque para os realizados nas ruas.

A lot of traffic Toronto

  1. Temperatura ideal para todos os gostos!

O começo do ano é sempre em pleno inverno, com neve em todo o Canadá e em Toronto não é diferente. A sensação térmica pode chegar a menos 30 graus, mas o que não significa um mês inteiro assim, pois a temperatura oscila. Além disso a estrutura da cidade é adaptada a este período, com aquecimento nas residências, locais públicos e meios de transporte.

Quando termina o mês de março a primavera vem trazendo um charme pois as árvores florescem, os esquilos ganham as praças e o frescor está no ar. Durante a transição da estação pode haver algum dia de neve ou de chuva, mas já é o anúncio que logo os casacos serão completamente esquecidos nos armários.

As pessoas que desembarcam em Toronto no mês de julho, por exemplo, podem tirar a roupa leve (e até o biquíni) da mala e curtir a cidade. Nos meses de verão tem muito sol e os dias são bem longos, ficando escuro mesmo somente depois das 20 horas. As ruas cheias, os carrinhos de sorvete, os pátios dos restaurantes e os grandes festivais são parte do cenário nesta época do ano.

Quando termina setembro o outono chega e a paisagem vai perdendo o verde, as folhagens começam a cair e até voltar o inverno experimenta-se pouco a pouco as noites mais frias. Desta forma, é possível conferir todas as estações do ano com as suas diferentes nuances e aproveitar o que cada uma delas tem a oferecer.

  1. Qualidade de vida

Em 2016 o Canadá conquistou o segundo lugar no ranking dos países mais socialmente avançados, de acordo com os dados do Social Progress Index. Já no ano passado a pesquisa da revista de economia The Economist, apontou Toronto como a melhor cidade para viver. É claro que este não é o último motivo: os quatro primeiros listados nesta matéria são os fatores que contribuem muito com essa realidade.

Bem perto do centro, a região a margem do Lago Ontário, por exemplo, oferece diferentes possibilidades em espaços com atividades de lazer, cultura e esportes para toda a família. Há mais de 800 quilômetros de ciclovia na cidade, e quem não tem bicicleta pode facilmente alugar uma nas centenas de pontos espalhados pelos bairros.

É claro que fatores como o trânsito local, que muitos consideram um dos principais problemas, mas que é algo comum em cidades de grande porte, pode fazer com que o local não seja uma unanimidade. Mas é fato que com o passar dos anos este é o destino escolhido principalmente por estudantes e imigrantes, que reconhecem nesta parte canadense uma área boa para se viver e que conta com várias oportunidades.

 

 

Comentários Facebook